Um dos lançamentos do cinema mais aguardados de 2021 é o filme “Duna” e trouxemos algumas curiosidades sobre a obra. Afinal, o longa apresenta um elenco com nomes de peso e tem no enredo uma história posicionada em um deserto interplanetário. Dirigido por Denis Villeneuve, o filme é baseado no livro Duna, de Frank Herbert. Por isso, preparamos algumas curiosidades sobre a obra. Então, se prepare para essa grande aventura:
1.Início Conturbado de Duna:
Atualmente, Duna é um sucesso, e uma das mais relevantes obras de ficção científica de todos os tempos. No entanto, no começo, 23 editoras diferentes rejeitaram o projeto de Frank Herbert. A maioria das editoras nem mesmo queriam tocar na obra. Então, a Chilton, uma pequena empresa com sede na Filadélfia conhecida na verdade por publicar manuais de automóveis, acabou aceitando publicá-lo. Porém, mesmo assim expressaram suas dúvidas e sentiram que o livro seria um fracasso. Acho que se enganaram não é mesmo?!
2.Inspirado em fatos reais:
O planeta Arrakis é o único lugar onde pode ser encontrada a especiaria conhecida como Melange, uma substância que além de servir como alucinógeno, é também o que permite que as viagens interestelares ocorrem. Quem controla a especiaria, também comanda o universo. Os Fremen, habitantes locais, estavam sendo desalojados e constantemente atacados pelos que extraem a especiaria.
Pois bem, substitua “Arrakis” por “Iraque”, e “especiaria” por “petróleo” e “universo” por “economia”. Agora, parece muito com o que estava acontecendo no Oriente Médio durante a crise do petróleo, certo? Não é por acaso que os personagens em Duna tinham trajes ou nomes muito típicos do Oriente Médio. Afinal, é uma referência sutil para os eventos da vida real que geraram o livro.
3. Esta é a terceira adaptação dos livros:
Sim, você não leu errado. Antes da produção deste ano, esse universo já foi exibido em um longa dirigido por David Lynch, que foi lançado em 1984. Contudo, o filme acabou sendo um fracasso de crítica e bilheteria. Por outro lado, houve minissérie exibida pela emissora Sci Fi Channel, em 2000. Esta acabou sendo melhor recebido que o filme de 84, levando alguns prêmios do Emmy na época. Além disso, o programa foi estrelado por Alec Newman, Susan Sarandon e James McAvoy.
4.Trilha Sonora de Duna:
O compositor Hans Zimmer foi inspirado pelo cenário de outro mundo de Duna. Diante disso, decidiu que “criaria” instrumentos que iriam produzir sons igualmente sobrenaturais. Para conseguir isso, ele criou instrumentos de sopro e filtrou faixas improvisadas de guitarra e violoncelo. E até trabalhou com a voz humana, manipulando-as para produzir, em última instância, paisagens sonoras desconhecidas.
5.Menos efeitos visuais
Algumas cenas de Duna envolvem tempestades de areia. Pois o planeta principal do enredo é um gigante deserto. O diretor do filme, Denis Villeneuve, preferiu emular uma tempestade durante as filmagens e deixar menos responsabilidade para o pessoal dos efeitos visuais. Ou seja, preferiu ousar de fato.