...

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher marca as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres pelo mundo. A busca pela igualdade e o empoderamento feminino vêm sendo cada vez mais retratado em histórias no cinema e na TV, junto com inúmeras personagens de personalidades fortes e marcantes que inspiram e nos dão diferentes pontos de vista sobre o papel e lugar da mulher. Então apresentaremos cinco filmes daquelas que lutam a cada dia por seu lugar e que não são caladas por ninguém:

1.Frida (2002)

 

Frida (2002)

Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México e também referência feminina. Neste filme americano, Salma Hayek vive a artista que se tornou ícone para mulheres em todo o mundo. A obra mostra a relação conflituosa entre Frida e o marido, Diego Rivera, e toda a sensibilidade levada para os quadros.

2.As Sufragistas (2015)

O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.

3.O Sorriso de Monalisa (2003)

Quem não gosta de filmes que mostram professores transgressores, comprometidos a abrir os olhos de seus alunos frente aos costumes de época? Nesta obra ambientada nos anos 50, a professora Katherine Watson mostra a suas alunas que o mundo pode ter amplas possibilidades e o casamento não é a única opção para as mulheres.

4.Absorvendo o Tabu (2018)

Absorvendo o Tabu (2018)

Vencedor do Oscar de melhor documentário curta-metragem, Absorvendo o Tabu mostra como as moradoras de uma área rural da Índia começaram uma significativa revolução. No país, a menstruação ainda é tratada como um assunto proibido e, por isso, durante anos as mulheres não tiveram acesso a produtos de higiene e absorventes, o que ocasionou problemas graves de saúde e o abandono de meninas. O documentário dirigido por Rayka Zehtabchi expõe a mudança que acontece na aldeia após a instalação de uma máquina de absorventes. As mulheres aprenderam a fabricar o produto, auxiliando na capacitação feminina na comunidade e também na busca pela independência financeira com a comercialização dos produtos.

5.Mad Max- Estrada da Fúria (2015)

Apesar de o filme fazer referência a um nome masculino, a protagonista é, na verdade, Charlize Theron. A atriz a essa personagem furiosa que procura seu próprio paraíso e salva seus semelhantes de uma sociedade fanática e ignorante. Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa na tentativa se salvar um grupo de garotas.

PS: Não é não!

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI