...

Shirley Jackson foi uma escritora norte-americana e ficou conhecida por suas obras de horror e mistério. Ela escreveu seis romances, dois livros de memórias e vários contos. Em 2018 a Netflix adaptou um dos seus livros. Vem saber mais dessa autora.

Primeiras páginas

Foi em 1948 que Shirley Jackson publicou seu primeiro romance. Intitulado “The Road Through the Wall”, traz um relato quase como uma autobiografia da infância da autora. Ainda em 1948, Jackson lançou seu conto mais famoso “The Lottery”, que firmou sua reputação como autora de histórias de terror.

Netflix e a casa da colina

A assombração da Casa da Colina foi lançada em 1959 e ganhou uma adaptação da Netflix em 2018. A história é sobre a família Crain que participam de um estudo paranormal de uma mansão supostamente mal-assombrada. A narrativa intercala fenômenos sobrenaturais com psicologia. A história tornou-se um exemplo respeitado pela crítica de história de casa mal-assombrada. Além disso, foi descrito por Stephen King como um dos mais importantes romances de horror do século XX. Não é atoa que virou série né?

+ A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL | NOVA SÉRIE DA NETFLIX DO SUSPENSE AO DRAMA

 O Spectre

Voltando um pouco para 1940. Shirley Jackson fundou, junto com o marido, uma revista literária chamada Spectre. A ideia era falar sobre o que acontecia na Universidade de Syracuse, como deficiências intelectuais do corpo estudantil, a defesa de políticas progressistas e questões raciais. O projeto durou apenas quatro edições.

Shirley Jackson, uma mulher misteriosa

Jackson era uma mulher que não gostava de dar entrevistas e falar sobre suas histórias. Seu marido, que levou adiante seu legado e afirmou que sua esposa não gostava de falar sobre seus escritos.

“Ela se recusava, consistentemente, a ser entrevistada. Ela acreditava que seus livros falariam por ela de forma suficientemente clara ao longo dos anos”.

Uma bruxa?

Durante a juventude, Shirley Jackson se dedicava em ler sobre ocultismo e bruxaria. Ela se declarava uma “praticante amadora de bruxaria”. Além disso, é possível encontrar bastante desses elementos em seus livros.

Uma vida lidando com ansiedade e agorafobia

Além de sofre de problemas cardíacos, Shirley Jackson também lutava contra a ansiedade, sobrepeso e agorafobia, que é o medo de lugares e situações que podem levar a pessoa a sentir-se ameaçada. Assim como uma de suas personagens, a autora sofria muito com agorafobia, boa parte dos seu tempo ela ficava em casa cuidado dos filhos.

Um gosto peculiar para canções de ninar

Jackson teve quatro filhos e se dedicava intensamente a eles, mas quando assunto era canção de ninar… Shirley fazia questão de cantar The Grattan Murders, uma musica popular bem bizarra sobre assassinatos. Curiosamente essa canção aparece no livro A Assombração da Casa da Colina. Quem queria ter bom sonho, não é mesmo?

Livros publicados no Brasil

Infelizmente ainda não temos muitos livros da autora aqui no Brasil, mas você consegue encontrar três histórias que foram publicadas aqui pela editora Suma. São elas:

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO