Com lançamento simultâneo em 16 línguas no mundo todo, O Que Sobra chega ao Brasil pela editora Objetiva. A biografia do Príncipe Harry já está dando o que falar e vamos te contar tudo sobre.
O Que Sobra:
A biografia do Príncipe Harry leva os leitores imediatamente de volta para uma das imagens mais dolorosas do século XX: dois meninos, dois príncipes, caminhando atrás do caixão de sua mãe, enquanto o mundo acompanhava a cena com tristeza e horror. E enquanto a Princesa Diana chegava à sua última morada, bilhões de pessoas se perguntavam o que o Príncipe William e o Príncipe Harry deviam estar pensando e sentindo – e para onde suas vidas caminhariam a partir dali.
O que esperar da leitura
Pela primeira vez, Harry conta a própria história, narrando sua trajetória com uma honestidade crua e inabalável. Um marco editorial, O QUE SOBRA é uma obra cheia de aprendizados, revelações, escrutínio da própria vida e uma sabedoria conquistada a duras penas, que fala do poder eterno do amor contra o luto.
“O Herdeiro e o Reserva — não havia juízo de valor nisso, tampouco havia ambiguidade. Eu era a sombra, o apoio, o Plano B… Era convocado a oferecer respaldo, distração, diversão e, se necessário, uma peça reserva… Isso tudo me foi esclarecido desde o começo da jornada da vida e depois era sempre reforçado”. – trecho do livro
+ Leia também: Livros que falam sobre a Família Real Britânica
Antes de perder sua mãe, o Príncipe Harry, com doze anos, era conhecido como a criança mais solta, o pequeno e mais alegre em comparação com o sério herdeiro do trono. O luto mudou tudo. Ele sofreu na escola, sofreu com a raiva e com a solidão – e, já que ele culpava a imprensa pela morte de sua mãe, ele também sofreu para lidar com a vida sob os holofotes.
Polêmicas
O livro mal chegou nas livrarias do mundo todo e tem gerado muitas pautas devidas as declarações polêmicas do Príncipe Harry sobre a família real. Principalmente sobre seu irmão.
- Briga entre irmãos
Em vários trechos da bibliografia, Harry conta com detalhes sobre as brigas que teve com o irmão mais velho, William. Uma delas chegou a ser uma agressão depois de uma discussão por conta de Meghan Markle, esposa de Harry.
“Ele me agarrou pelo colarinho, arrebentou meu cordão e me jogou no chão. Caí na vasilha de comida do cachorro, que quebrou nas minhas costas, com os cacos me cortando. Fiquei ali por um momento, atordoado, depois me levantei e disse a ele para ir embora” — narra em um trecho.
Outra questão polêmica envolvendo os irmãos foi o uso da fantasia nazista que Harry vestiu em 2005. Na obra o príncipe revela que William e Kate Middleton incentivaram o uso da roupa, que também foi motivo de risos.
- Pênis congelado e virgindade
Assim que as pessoas tiveram acesso ao livro, a história que mais deixou os leitores intrigado foi a parte em que Harry conta sobre o momento em que o seu Pênis foi congelado durante uma expedição no Polo Norte, em 2011. Ele conta que o órgão ficou ferido, e teve queimaduras por conta do frio extremo.
+ Leia também: Conheça os livros da duologia Royals, da Rachel Hawkins
O episódio aconteceu pouco antes do casamento entre William e Kate Middleton. Harry tentou resolver a situação aplicando cremes, mas acabou precisando de atendimento médico.
“Eu mostrei meu pênis para ele, amenizada pelo creme. O médico não conseguia ver nada. ‘Não dá para ver’, eu expliquei. Era uma praga invisível” – conta ele, no livro.
Ainda no assunto de íntimo, o Príncipe Harry contou que perdeu a virgindade aos 17 anos, em um campo atrás de um pub. O príncipe descreve o momento como “episódio vergonhoso com uma mulher mais velha”, e sem revelar a sua identidade ele acrescenta: “Ela gostava muito de cavalos e me tratou como um jovem garanhão.”
Todo lucro da biografia para entidades britânicas
O Príncipe Harry pretende ajudar entidades beneficentes britânicas com os lucros auferidos com O QUE SOBRA; O Duque de Sussex doou US$1.500.000,00 para a Sentebale, uma organização que ele fundou com o Príncipe Seeiso, de Lesotho, em homenagem ao legado das mães dos dois.
Harry também vai fazer uma doação para a organização sem fins lucrativos WellChild no valor de £300.000,00. A WellChild, entidade da qual Harry é patrono real há 15 anos, visa permitir que crianças e jovens com necessidades de saúde complexas sejam tratados em casa em vez do hospital sempre que possível.
O Príncipe Harry, Duque de Sussex, é um marido, pai, ativista humanitário, veterano militar, defensor das causas de saúde mental e ambientalista. Ele vive em Santa Bárbara, Califórnia, com sua família e três cachorros.