Como todo mundo sabe, a Bienal internacional do Livro sempre ocorre em um espaço gigante para receber grandes editoras, autores, veículos de comunicação e ,é claro, o público louco por literatura. Realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o evento  ocupa a totalidade do espaço do Anhembi neste ano (75 mil m²) e recebendo selos editoriais de todos os gêneros. Nesta edição, o evento cresce em programação cultural: serão 1.500 horas de atividades (200 a mais que a edição anterior) e 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário.

Diante de tantas excelente atrações, é preciso saber o que é melhor levar ou não para poder passar o dia inteiro curtindo e recebendo muito conhecimento do mundo encantado dos livros. Então confira em como aproveitar o dia na Bienal:

1- Esteja confortável: Como você viu, a Bienal vai ser realizada em um espaço de 75 mil m², sendo necessário andar bastante para desbravar todos os estandes, conferir suas palestras favoritas, enfrentar as filas de autógrafo e desviar das milhares de pessoas que estarão em seu caminho. Por isso, nem pense em utilizar sapatos ou roupas que sejam desconfortáveis, afinal, você precisa saber que a Bienal é um evento para curtir durante um dia inteiro.

2- Prepare um guia e planeje-se: Antes de chegar ao evento, você consegue ver toda a programação e conferir quais são os autores já confirmados para conseguir começar a se preparar. Além disso, fique sempre atento ao site da Bienal, pois nele você vai poder conferir o mapa dos estandes do evento e já fazer uma lista com quais você precisa ir primeiro. Outra dica indispensável é: organizar para conseguir os autógrafos de seus autores favoritos.

3- Faça uma lista de desejos: Desde os livros que você quer há muito tempo até os que serão lançados, e se der, categorize por prioridades. Um dia antes, (se você conseguir) pesquise os preços, algumas vezes eles podem não estar tão baratos por lá. Lembrando que se você fizer uma lista imensa, vai ter que carregá-la durante todo o evento. Então, se agarre aos que você mais deseja  e vá fundo! Essa lista também vale para as palestras, algumas você vai perder horas na fila. Por isso, é bom ver se vai valer à pena ou não. A lista de desejos é feita de acordo com as suas prioridades.

editora intrínseca bienal são paulo
Estande da Editora Intrínseca para a Bienal de São Paulo 2018

4- Fique atento aos descontos: A Bienal do Livro é sempre um paraíso para as pessoas que estão a procura de boas promoções, descontos e eles podem ser facilmente encontrados nos estandes de editoras, porém é necessário que analise bem para saber se está fazendo um bom negócio conferindo o valor deles em lojas online. Outra dica importante é que se você está interessado em mais de um livro de uma editora específica é interessante conferir no estande desta editora se eles estão oferecendo algum tipo de desconto progressivo que pode te gerar uma boa economia, além disso, procure garimpar livros com mega-descontos nos estandes, é sempre possível encontrar algum título com preços inacreditáveis.

5- Compre seu ingresso: Ninguém gosta de perder tempo em filas e lá não vai ser diferente. No site da Bienal você consegue comprar os ingressos antecipados. Assim você já economiza alguns minutos ou até horas (dependendo do dia), para gastar com os itens da sua lista.

6- Leve um lanche e hidrate-se: Antes de ir é bom dar uma reforçada no café da manhã. Levar alguns petiscos como biscoitos, sanduíches, chocolates, água (muita água), vão te ajudar a economizar dinheiro e tempo. Normalmente nesse tipo de evento a alimentação é mais cara, vale guardar a vontade de comer algo por lá, para a hora do almoço (por exemplo). Melhor economizar na comida do que nos livros!

7- Chegue cedo: A programação cultural começa cedo todos os dias, e além disso, você vai querer conhecer tudo por lá. Por isso, quanto mais cedo mais tempo para andar por lá você terá. Ademais, se você for entrar em alguma fila, as vagas são limitadas, e a entrada é por ondem de chegada. Então, quanto mais cedo você chegar para conferir de pertinho seu autor favorito ou aquele evento imperdível, maiores a chance de você conseguir.

trono de GOT editora leya bienal são paulo
O famoso e mais cobiçado trono de toda bienal está no estande da editora Leya

8- Celular e câmeras: Queremos fazer tudo pelo celular, não é mesmo?! Mas tente poupá-lo um pouco. Por exemplo, faça a lista e seu itinerário em um papel, além de economizar a bateria do seu celular vai estar sempre à mão. Leve uma câmera para as fotos, a qualidade normalmente vai ser bem melhor e você pode tirar milhares de fotos sem se preocupar. Deixe o celular para falar com seus amigos que com certeza estarão por lá, para o google (caso você tenha esquecido de anotar a editora de um dos livros que você quer comprar). Mas mesmo com essas dicas para controlar a bateria do seu celular, leve sempre o carregador. Na Bienal do Livro em vários pontos, tem postos para você carregar o celular, mas vale levar além do carregador normal um carregador portátil, ele vai te ajudar muito a economizar tempo.

9-Brindes e marcadores: Normalmente nos estandes das editoras ficam marcadores de livros, brindes, que são deixados especialmente para os leitores. Não fique com vergonha, eles estão lá para você (que como a gente é colecionador de marcadores e afins). Mas lembrem-se de deixar para o coleguinha, ele também irá querer.

10- Dinheiro ou cartão: Leve os dois. É sempre bom levar alguma quantia em dinheiro, pois em alguns lugares os livros são R$2,00, R$ 5,00 e facilita para você ter dinheiro nessa hora.

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem