O bordão que marcou o ano agora chegou em uma obra literária.Se você já viu algum vídeo do Choque de Cultura, sabe como ele marcou o cinema e os caminhoneiros. Com personagens ficcionais, um grupo de humoristas criou um programa para web, no site Omelete, onde “pilotos” de vans, comentam e dão sua opinião sobre obras cinematográficas. Um sucesso no meio digital, não demorou muito para que o programa também ganhasse espaço na TV e agora surge como livro. Tal qual o programa na web, o livro, publicado pela Galera Record, apresenta 79 resenhas sobre filmes, feitas pelos pilotos. Filmes que eles acreditam serem bons o suficiente pra poder ser vistos enquanto se dirige. De clássicos do cinema norte americano a produções brasileiras, passando por filmes que conhecemos como filmes da “sessão da tarde”, os quatro pilotos trazem um panorama, apresentando pontos positivos e negativos sobre os filmes por eles apresentados.
“O filme Matrix começa com um pessoalzinho chamando o jovem Neo pra curtir uma música e, como ambiente de música é ambiente de droga – infelizmente eu vou ter que repetir isso aqui-, o idiota foi e se deu mal.” (Rogerinho do Ingá)
Uma das coisas que realmente marcam no livro é como a escrita ficou próxima a fala dos pilotos no programa. Enquanto a leitura flui, em muitos momentos eu me peguei lendo com a voz do Rogerinho, do Renan, do Maurílio e do Raul. Isso já mostra que a essência dos personagens não é ignorada, sendo um detalhe incrível. Outro aspecto foi que logo no início do livro a gente encontra uma mini biografia de cada um dos pilotos, coisa que no programa a gente não tem. É muito interessante formar uma imagem completa deles na mente.
Com “resenhas” que vão de filmes novos e atuais, como “O Lobo de Wall Street”, até clássicos como “Curtindo a vida adoidado”, fica claro que a informalidade que os personagens apresentam em seu quadro na internet (e agora aos domingo na Globo) também foram repassados para o papel, que traz o que eles fazem de melhor: encontrar motivos completamente alucinados para se amar pequenos detalhes em filmes que você jamais iria pensar sobre. Ainda quero assinalar a piada que a própria sinopse do filme traz sobre Julinho ter “esquecido de entregar a resenha de ‘E se fosse você 2’”, porque no 1º programa do grupo na internet, eles falaram justamente que “a complexidade que há nesse filme é tão grande que precisariam de um programa de 6 horas para conseguir falar sobre”. E sabe quem faz uma “participação especial”? Renanzinho, com diversos desenhos ao longo do livro.
De maneira extrovertida e leve, o livro ‘ 79 Filmes para Assistir Enquanto Dirige’, não só diverte como instiga o leitor a conhecer as obras cinematográficas por eles apresentadas. Esse é um daqueles livros plurais que possa agradar ao mais variado público, até aqueles que não conhecem o quadro. Se você é fã do grupo composto pelos comediantes e atores Caíto Manier, Daniel Furlan, Raul Chaquer e Leandro Ramos, pode cair de cabeça na leitura porque é “Choque de Cultura” puro, falando sobre filmes que amamos e até mesmo dando informações importantíssimas para não passarmos feio falando sobre os filmes, já como a gente tá lendo o livro pra não precisar ver o filme, segundo os próprios.