Bienal do Livro 2025: Recordes de visitantes e muitos livros vendidos

Com uma edição marcante e cheio de novidades, a Bienal do Livro 2025 tem recordes de visitantes e muitos livros vendidos. Aliás, foram mais de 740 mil pessoas circulando pelo evento, aproveitando as experiências e o mundo literários. Mas, vamos falar mais da Bienal do Livro 2025 e recordes de visitantes e muitos livros vendidos:
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Recordes da edição:
Uma edição ousada e cheia de superlativos: a Bienal do Livro Rio 2025 chega ao final como a mais grandiosa e potente desde a sua criação, em 1983. Neste capítulo tão efervescente, 740 mil pessoas circularam pelos pavilhões do Riocentro, entre a pré-estreia ‘Bienal para você’, no dia 12 de junho, e o último dia 22 – 23% a mais que em 2023, quando 600 mil visitantes estiveram presentes. A 22ª edição do maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país não só ancorou o título que o Rio de Janeiro ostenta como Capital Mundial do Livro, concedido pela UNESCO, como também superou as expectativas de público e venda de livros – o que é extremamente simbólico em um país onde 53% da população afirma não ter o hábito de ler (Retratos de Leitura / Instituto Pró-Livro).
O festival que se reinventa a cada edição, neste ano, lançou o conceito inédito de Book Park, transformando o Riocentro em um imenso parque literário, onde as histórias ganharam vida em ativações e experiências imersivas. Democrática, inclusiva e absolutamente diversa, a Bienal inovou, a partir de estudos de hábitos de consumo e interesses do leitor, e atraiu os mais diferentes públicos, posicionando-se como protagonista em irradiar uma experiência literária capaz de cativar a todos. Cerca de 6,8 milhões de livros foram vendidos (23% a mais que em 2023) pelas mais de 700 editoras presentes no evento.
Enquanto isso, nos expositores…
Os expositores registraram recordes de vendas e alguns chegaram a 100% de crescimento em comparação com o evento de 2023. A HarperCollins Brasil, por exemplo, dobrou seu faturamento em comparação com a edição anterior. Na Globo Livros, o crescimento foi de 70%, enquanto Companhia das Letras e Record alcançaram um aumento de cerca de 65%. As editoras Sextante e Arqueiro tiveram alta de 60%, seguidas por Intrínseca e Ediouro, com avanço de 45% nas vendas. Já a Rocco registrou um incremento de 59%.
Para ampliar o alcance da leitura e aproximar as pessoas dos livros, a Bienal do Livro Rio 2025 se transformou em uma plataforma de múltiplas expressões artísticas que orbitam o universo dos livros. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell Brasil e Banco Itaú.
Experiências, conteúdos e convidados:
Música, teatro, novelas, games, audiovisual e conteúdos digitais se entrelaçaram para criar experiências imersivas e sensoriais. Uma curadoria plural e de peso definiu a programação do Café Literário Pólen, Palco Apoteose Shell, Biblioteca Fantástica, Praça Além da Página Shell, Artists Alley, abordando assuntos contemporâneos importantes para a sociedade e destacando múltiplas vozes e sua bibliodiversidade. Bienal teve 1.850 autores e 1.200 horas de conteúdo
Este ano, pela primeira vez, a Bienal abriu as portas um dia antes com a ‘Pré-Estreia Bienal para Você’, promovida pelo TikTok para 10 mil pessoas. A partir de então, os visitantes puderam viver novas experiências, interagir com seus autores preferidos, conhecer novos gêneros e escritores, compartilhar histórias, descobrir e se reconectar com o prazer da leitura em meio a ativações lúdicas e interativas, encontros memoráveis e uma programação vibrante distribuída pelos 130 mil metros quadrados do festival – 40 mil a mais do que em 2023.
A Biblioteca Fantástica, atração para “crianças de todas as idades”, foi uma das principais atrações, convidando leitores a vivenciar as histórias a partir de uma nova perspectiva. A Roda-Gigante Leitura nas Alturas Light, o Escape Bienal Rio Estácio, o Labirinto de Histórias Paper Excellence e a Praça Além da Página Shell – novo espaço ao ar livre onde as tribos literárias foram as grandes protagonistas – somaram mais de 130 mil visitantes, oferecendo momentos únicos.
Mais de 1.850 autores nacionais e internacionais participaram do festival na programação oficial e em eventos paralelos promovidos pelas editoras e patrocinadores. Além de sessões de autógrafos, muitas dessas agendas tiveram curadoria própria, com ricas trocas e geração de conhecimento em palestras e mesas. Foram mais de 1.200 horas de conteúdo, que percorreu os mais diversos gêneros literários e temas da atualidade, de romantasia, thrillers psicológicos e afroliteratura a fé e uma série de temáticas do universo feminino. A Bienal foi de Machado de Assis e Aílton Krenak a novelas e criadores de conteúdo digital sobre literatura.
Artists Alley:
Teve ainda o sucesso do Artists Alley, que valorizou quadrinistas, ilustradores e artistas independentes, e um importante intercâmbio internacional, que promoveu trocas e momentos especiais entre vozes brasileiras e de diversas partes do mundo, como o encontro marcante entre a premiada escritora Conceição Evaristo, a cubana Teresa Cárdenas e a sul-africana Zukiswa Wanner, em uma conversa profunda e simbólica sobre memória e resistência. A participação da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, em um bate-papo mediado por Taís Araujo, também reafirmou o papel da Bienal como um espaço onde o mundo escuta o Brasil, e o Brasil escuta o mundo.
Nesta edição especial, os visitantes tiveram uma facilidade extra na palma da mão: o aplicativo oficial do festival. Ao todo, mais de 73 mil bienalers baixaram o app e aproveitaram uma série de facilidades. Com ele, foi possível personalizar a agenda, montar listas de compras, explorar o mapa interativo do Riocentro, acompanhar a programação completa e receber notificações em tempo real. Os leitores também criaram bibliotecas virtuais: mais de 256 mil livros foram registrados no app, uma média de 3,5 por usuário.




