A 25ª Bienal do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 3 e 12 de agosto, no Anhembi, não é apenas um evento para comprar livros, e sim uma oportunidade de espalhar conhecimento e explorar novas possibilidades no Brasil e no mundo. Além das tradicionais sessões de autógrafos e estandes de editoras, a Bienal tem na programação palestras com escritores, debates sobre atualidades, local para saraus e shows, espaço infantil e área dedicada à gastronomia.
Então vamos lá:
1- Conheça personalidades fora da literatura:
Como costuma acontecer em outras edições, a Bienal do Livro de 2018 também abre espaço a convidados de outras áreas que não a literatura.
Desta vez vai haver, por exemplo, um show do Moraes Moreira. Incluindo um espaço reservado a cordelistas e repentistas que vai receber músicos do Nordeste durante todos os dias do evento.
Outros artistas escalados para passar pelo Anhembi são Fernanda Montenegro e a turma do “Casseta & Planeta”.
2- Salão de Ideias:
Discussões sobre temas atuais (como fakenews, lideranças negras, o protagonismo da mulher negra, abolição da escravatura e feminismo) e artes (literatura, música, cinema). Gêneros literários também vão ser discutidos, casos de crônicas (com Miriam Leitão e Antônio Prata), poesia (Ryane Leão e Alice Sant’ Anna) e romance policial (Raphael Montes e Vitor Bonini).
3- Encontro de fãs:
Este ano a Arena Cultural BIC também traz uma grande novidade: o Encontro de fãs. Realizados no período noturno, sempre às 20h, esses encontros reunirão leitores fãs de gêneros literários como fanfic, wattpad e romances de época. Em alguns encontros, como no caso da fanfic e wattpad, escritores brasileiros do segmento debatem com os leitores suas produções, em outras mesas, por exemplo, serão discutidas as obras de grandes autores como J. R. R. Tolkien e a emblemática saga de J. K Rolling.
4- Cozinhando com palavras:
Cozinhando com Palavras já é uma área bem conhecida da Bienal há algumas edições e está de volta em 2018. Esta é a área dos livros sobre comida, não tem forma melhor de descrever. Cozinha nacional, internacional, palestras de chefs conceituados, donos de restaurantes, críticos gastronômicos, enfim, tudo que se tem direito quando o assunto é comida. Se essa é a sua vibe, se programe direitinho e aproveite porque a Bienal é para todos os gostos.
5- Espaço Infantil Tenda das mil fábulas:
A Bienal do Livro de São Paulo está homenageando em 2018 o emirado árabe de Sharjah. O Espaço Infantil da Bienal terá o nome de Tenda das Mil Fábulas, por conta de uma obra bastante representativa na cultura árabe, o Livro das Mil Fábulas, conhecido no ocidente como o Livro das Mil e Uma Noites. Uma obra fundadora, que representa culturas e territórios, difundida por importantes escritores. O livro das Mil Fábulas partiu da oralidade, no século XIV e ganhou o mundo, portando em si diversos gêneros literários: narrativas noturnas, fábulas, crônicas, notícias e relatos quase históricos.
Nos 10 dias de programação, terá um projeto educativo com narradores de histórias residentes – José Bocca, Anderson Barreto, Ana Luisa Lacombe e Lenna Mahule; além de músicos: o percussionista Carlinhos Ferreira e integrantes da Orquestra Mundana, grupo formado por refugiados de vários países, sediado em São Paulo.