Sabe aquela autora que todo mundo fala bem e diz que você precisa ler os livros dela sem falta e desesperadamente? Mas quando você pega para fazer a leitura, nada te desce, a narrativa, a história os personagens e tudo mais? O que fazer? É obvio que depois desse pequeno martírio vem aquela decepção total com a autora.
No meu caso eu demorei um ano para terminar o livro A Testemunha, da Nora Roberts, todo mundo falava super bem dos livros dela, que por sinal esse foi um presente de uma amiga. Já tinha enrolado muito para começar a leitura e quando realmente resolvi começar, BAMMM, mais um ano para finalizar.
O início até vai, é interessante, te prende e tudo mais. Porém, vai chegando na metade e começa aquela enrolação, aquele vai não vai, personagens muito frescos que ficam fazendo joguinho de sedução, e não rolou. Não. Abandonei o livro pela primeira vez, mas sabe quando você fica incomodada porque você quer saber o final, mas não consegue andar na leitura porque ela não evolui, e ao mesmo tempo as pessoas ficam falando maravilhosamente bem da autora e do livro? Você se sente até mal com isto.
Depois de ter dado um tempo, resolvi dar uma segunda chance ao livro. Dessa vez a leitura andou, um capitulo por mês durante 3 meses, depois parou de novo. Nada fluía, eu não conseguia enxergar mais alguma coisa que me prendesse à história. E toda vez que você pensa em largar mais uma vez, vem alguém e fala “ai, eu nunca abandono um livro. Isso é errado.” Como pode ser errado se a leitura não funcionou com você? E durante toda essa luta com A Testemunha, eu comecei a me questionar sobre esse pequeno universo literário em que as pessoas gostam de tudo. Será mesmo?
Bom, esperei mais um tempo e deixei o livro bem longe, até que um dia sem ideia do que ler, peguei ele de novo. E adivinhem só, não rolou pela terceira vez. Cheguei no ponto de ler sem prestar atenção, apenas pulando as páginas, é horrível dizer isso, mas não ia. Até que final falei: chega, não é pra mim. Fico triste pela leitura não ter funcionado, até como falei, foi um presente de uma amiga, mas estava começando a me incomodar eu não conseguir ler.
Não gostar de um livro e sentir-se obrigada a termina-lo é algo péssimo, porém o mais engraçado são as pessoas dizerem que conseguem terminar quando não gostam e até bem rápido. Será que elas leem mesmo ou vão passando as páginas aleatoriamente igual eu fiz?
Depois dessa incrível jornada que Nora Roberts me proporcionou, comecei a pensar bem sobre meus hábitos literários e para que rumo eu estava caminhando. Será que eu lia as coisas para ter uma lista grande de livros lidos e fingir que li 1000 durante o ano ou eu estava lendo porque eu queria? Bom, se o livro não funcionou com você, mas sim com sua amiga, não se mate ou se sinta pior por isso, cada uma curte um gênero e ninguém é obrigado a gostar de tudo. Quem sabe um outro título da autora não seja melhor? Bom, ficar empurrando goela abaixo é que não dá.
Ah, como eu tenho tantos questionamentos sobre esse ambiente literário! Então, relaxe e só curta a sua leitura.