Dia 3 de março celebramos o o Dia Mundial da Vida Selvagem. Essa foi uma data institucionalizada em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o objetivo de comemorar a multiplicidade das espécies e também altear sobre as ameaças a fauna e flora mundial. Para entrar ainda no clima, listamos alguns documentários sobre a vida selvagem que você precisa assistir
Nosso planeta
Produzida pela Netflix, Nosso Planeta é um documentário sobre a vida selvagem que sensibiliza e comove quem assiste. A série é dividia em oito partes e explora os habitats ao redor do mundo, foram quatro anos, mais de 600 pessoas participaram das filmagens, realizadas em 50 países diferentes.
Leia também: DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS QUE MERECEM SER ASSISTIDOS
O documentário mostra com riqueza comportamentos animais. Em um dos episódios, por exemplo, o programa fala da floresta tropical brasileira e o arquipélago norueguês Svalbard, mostrando que ambos são essenciais para a vida prosperar no planeta. Outro momento da série é quando eles apresentam a flores que ocupa hoje Chernobyl, agora a cidade abandonada é ocupada por vida selvagem.
72 animais perigosos
Em 2017 a Netflix lançou a série 72 animais perigoso: América do Sul. São 12 episódios que trazem várias curiosidades sobre os bichos de vários países da américa latina, incluindo o Brasil. Esse documentário sobre a vida selvagem fez tanto sucesso que em 2018 eles resolveram lançar a parte dois com os animais mais perigosos da Ásia.
Em os 72 animais perigosos: Ásia, também são 12 episódios. Contudo, diferente do documentário anterior ele não traz tanta reflexão sobre o que o aquecimento global está fazendo com a nossa fauna. Mas vale muito assistir para conhecer.
Virunga
Esse documentário sobre a vida selvagem é um misto de sentimentos. Para quem assiste Virunga pode ter certeza que vai se emocionar muito, sentir muita raiva e consternação, afinal o documentário traz à tona o pior do ser humano.
Esse documentário tem um pouco mais de 40 minutos de duração, o filme-documentário anglo-congolense fala sobre os gorilas das montanhas que residem no parque de Virunga. Eles mostram a pureza e inocência dos animais que tem Orlando von Einsiedel como organizador da luta pela conservação do parque.
Leia também: DISNEY +: CONFIRA AS PRODUÇÕES DA NATIONAL GEOGRAPHIC
O documentário foi produzido em 2014, distribuído pela Netflix e indicado ao Oscar de melhor documentário de longa-metragem na edição de 2015. Além disso, para os anos futuros Leonardo DiCaprio pretende produzir um filme sobre essa história ao lado de Barry Jankins (Moonlight: Sob a Luz do Luar) como diretor.
Last Days of Ivory
Last Days of Ivory(algo como Os últimos dias do marfim) vamos ver o comércio ilegal de marfim que está levando os elefantes à extinção. O documentário mostra que a cada 15 minutos um elefante é caçado e morto para retirarem o seu marfim. Sem dúvidas é um documentário que vai mexer muito, porém irá trazer uma reflexão sobre o assunto.
Esse é um documentário que pode ser assistido de graça no Youtube.
E aí curtiram as dicas de documentários do mundo selvagem?