15 livros da Intrínseca para presentear no dia dos Pais

Não sabe o que dar de presente nesse dia dos pais? Que tal apostar em um bom livro? Para ajudar nessa missão, a editora Intrínseca preparou uma seleção especial com quinze títulos para presentear pais que estão sempre prontos para descobrir novas histórias. Tem opção para todos os estilos, confira:

Para o pai que aprecia gastronomia:
- O que eu comi em um ano
A comida sempre foi parte fundamental da vida Stanley Tucci. Cada refeição carrega um punhado de memórias: a sopa stracciatella de um restaurante à sombra do Panteão, em Roma; o molho marinara que preparava entre ensaios e ajustes de figurino do filme Conclave; e a pizza caseira partilhada com os filhos antes de dormir. Como forma de registrar essa relação sensível entre o paladar e o cotidiano, Tucci escreveu um diário de dar água na boca: por doze meses, anotou impressões sobre refeições em casa e no exterior, com amigos, com a família, com desconhecidos e, ocasionalmente, sozinho.
- Volta ao Mundo: Um Guia Irreverente
Considerado o Indiana Jones da gastronomia, Anthony Bourdain desbravou o mundo como ninguém. Com um conhecimento indiscutível da culinária de diversos lugares em que esteve, o chef e autor best-seller conquistou uma legião de leitores e admiradores ávidos por viagens e curiosidades gastronômicas. Volta ao mundo é um guia de viagens prático e divertido, com dicas preciosas de lugares onde comer e se hospedar, além de passagens do autor que, apesar de pontuais, fazem toda a diferença na experiência de leitura.
- O guia essencial do vinho: Wine Folly
Os motivos para aprender sobre vinhos são diversos: pode ser para impressionar um chefe, seus sogros ou um novo flerte, pode ser porque você deseja guardar rótulos valiosos e deliciosos, ou apenas porque quer consultar com mais segurança a carta da bebida em um restaurante, não importa. Madeline Puckette e Justin Hammack, criadores do site referência winefolly.com, organizaram o livro ideal para os entusiastas deste assunto. O guia essencial do vinho: Wine Folly derruba os tabus em torno da enologia e surge como um manual simples, enxuto e esteticamente atrativo tanto para os curiosos quanto para os que já apreciam esta bebida milenar, que surgiu antes mesmo da escrita.

Para o pai que curte terror
- Manual das donas de casa caçadoras de vampiros
Em sua mais nova obra de horror, Grady Hendrix se inspira na vizinhança em que cresceu para construir uma narrativa sangrenta. Patricia Campbell leva uma vida solitária e atarefada, cujo único respiro é o clube de leitura com encontros mensais voltado para donas de casa fãs de histórias de crimes reais. Quando ela conhece o culto e viajado James Harris, o novo vizinho que aos poucos ganha a confiança do bairro, Patricia recebe a atenção de que sentia falta. Enquanto James se infiltra em sua vida, ela começa a suspeitar da ligação dele com mortes bizarras de crianças em uma parte mais afastada da cidade.
- Casas estranhas
Fenômeno da literatura de horror japonesa, o misterioso autor e youtuber japonês Uketsu conquistou os leitores brasileiros ao revelar os segredos macabros escondidos em residências aparentemente comuns de Tóquio. À procura de um novo lar, um casal encontra aquela que parece a casa perfeita para a família. No entanto, ao descobrirem um cômodo secreto no imóvel, eles pedem a ajuda de um conhecido fascinado por ocultismo para investigar o que poderia ser o espaço. Aliado a um especialista em arquitetura, ele se debruçará sobre as plantas baixas e criará diversas teorias sobre o que pode ter ocorrido na casa.
- O massacre da família Hope
Décadas depois de um crime brutal ter assolado o estado do Maine, a cuidadora de idosos Kit McDeere é escalada para trabalhar na mansão em que tudo aconteceu e ser a responsável por Lenora Hope, única integrante da família que sobreviveu e a principal suspeita dos assassinatos. No entanto, por falta de provas, a investigação foi obrigada a considerá-la inocente. Aos setenta anos, incapaz de falar e presa a uma cadeira de rodas, Lenora utiliza uma máquina de escrever para contar sua versão da história. À medida que Kit descobre mais informações sobre o caso, começa a desconfiar de que sua paciente é mais perigosa do que parece.

Para o pai que busca o autoconhecimento
- O pai estoico
Palestrante, estrategista de relações públicas, autor best-seller e pai de dois filhos, Ryan Holiday é um dos mais influentes divulgadores do estoicismo no mundo. Neste livro, o autor norte-americano oferece importantes reflexões sobre questões comuns a todos os pais: o que significa ser um bom pai? Como é possível educar crianças gentis e resilientes até que se tornem adultos bem-sucedidos? Como equilibrar as inúmeras obrigações da vida familiar, que tanto competem por nosso tempo e energia? E como cuidamos de nós mesmos em meio a tudo isso?
- Os cinco tipos de riqueza
Sahil Bloom, o popular criador de conteúdo inspiracional e autor da newsletter The Curiosity Chronicle, apresenta um manual que destaca cinco formas de riqueza: de tempo, social, mental, física e financeira. Por meio de sua poderosa capacidade de contar histórias e de insights práticos, dicas, exercícios e questionários, Bloom argumenta que a verdadeira realização vem com a integração dessas cinco riquezas ao longo de cada fase da vida, e não somente de recursos financeiros, como somos ensinados.
- Discuta menos, dialogue mais
Com mais de 10 milhões de seguidores em suas redes sociais, o advogado Jefferson Fisher possui vasta experiência em conversas difíceis. Neste livro, ele apresenta ao leitor as melhores técnicas para utilizar a comunicação a seu favor. A partir de três eixos principais, Fale com controle, Fale com confiança e Fale para se conectar, o autor ensina de forma consolidada como conduzir diálogos complicados, seja no ambiente profissional ou na esfera pessoal. A obra é um guia indispensável para quem busca se expressar com objetividade em todos os âmbitos da vida.

Para o pai que adora histórias inspiradoras
- Einstein
Como a mente de Einstein funcionava? O que fazia dele um gênio? O ilustre biógrafo Walter Isaacson revela a história fascinante do cientista visionário como um testemunho da conexão entre criatividade e liberdade. Um homem simples e afável, Einstein era avesso a dogmas, desprezava a guerra e se divertia com a aura de celebridade. Considerado um aluno insolente e indisciplinado, na vida íntima mantinha relacionamentos conturbados, casos extraconjugais e muitas vezes foi um pai ausente. Nesta biografia definitiva, Isaacson investiga profundamente a natureza rebelde que possibilitou a completa mudança de paradigma da física vigente e a elaboração da teoria da relatividade.
- O contador de histórias
A autobiografia de uma das figuras mais queridas e respeitadas da música mundial oferece um retrato íntimo e sincero de uma vida extraordinária, feita de momentos comuns e de outros nem tanto assim. Da infância ao enorme sucesso no Foo Fighters — incluindo a passagem pela banda punk Scream e os estrondosos anos no Nirvana —, Dave Grohl tem uma trajetória marcada por dores inimagináveis, contratempos descomunais e conquistas ainda maiores. Além de relatar encontros com ídolos como Sir Paul McCartney e Little Richard, Grohl conta sobre sua carreira e as encruzilhadas da vida, sempre com muita honestidade, emoção e humor.
- Gilberto Braga, o Balzac da Globo
Ao contar não apenas a história de um dos maiores escritores de novela do país, mas também da própria teledramaturgia brasileira, Artur Xexéo e Mauricio Stycer mostram como Gilberto Braga revolucionou os folhetins explorando temas importantes e tratados de forma inédita muitas vezes. Fruto de extensa pesquisa dos autores, o livro narra toda a trajetória de vida de Gilberto: desde sua infância no Rio de Janeiro, o início como crítico de teatro e o convite de Daniel Filho para começar a carreira na TV, até suas relações familiares, amorosas e as escalações de atores e atrizes em suas obras, além de analisar como as tramas das novelas se relacionam com a história do próprio Gilberto.
+ Dia dos Pais: 5 pais marcantes das séries

Para o pai que curte fantasia
- As Crônicas de Âmbar
As Crônicas de Âmbar é considerada uma das obras de fantasia mais originais da história ao combinar profundas questões filosóficas, referências literárias e uma mitologia singular. Em edição inédita no Brasil, o primeiro tomo da série traz o ciclo de Corwin, que reúne os cinco primeiros volumes deste clássico moderno: Os nove príncipes de Âmbar, As armas de Avalon, O sinal do unicórnio, A mão de Oberon e As Cortes do Caos. Nestas aventuras, Corwin vive uma trama repleta de intrigas, magia e reviravoltas e descobre que a lealdade pode ser um valor muito frágil.
- Babel ou a necessidade de violência
Vencedor dos prêmios Nebula e Locus, Babel ou a necessidade da violência é uma trama avassaladora sobre o uso das palavras como instrumento de poder. Na década de 1830, um menino chinês é levado a Londres para ingressar em um prestigiado instituto de tradução após perder a família para o cólera. Além de discutir temas como racismo, machismo e xenofobia, a trama reflete sobre amizade e pertencimento ao retratar o encontro de quatro estudantes. Com origens e passados diferentes, os amigos veem na união um porto seguro, mas algumas divergências podem ser irreconciliáveis.
- Sopro dos deuses
Nesta fantasia épica, Fábio Kabral se inspira na mitologia afro-brasileira dos orixás para escrever uma história repleta de axé, que dança entre luz e escuridão, vida e morte, criação e destruição, amor e guerra. Kayin é um garoto solitário de Irubim, um reino de caçadores regido por Oxóssi. Ainá é uma princesa rebelde de Ijexá, reino governado por feiticeiras filhas de Oxum. Quando espíritos malignos ameaçam suas comunidades, os dois jovens guerreiros são forçados a despertar e se unem para salvar as Terras Encantadas do Aiê de uma noite sem fim. Com a força de seus ancestrais, eles partem em uma batalha que mudará suas vidas para sempre.




