Retribution estreou no dia 30 de janeiro, na Netflix, e parece que a rainha está dando caras novas as suas séries. Não é na história ou enredo que eu falo, mas sim no formato. Um formato curto e com episódios longos que mais parece um filme dividido em capítulos. Isso é bem interessante pois não deixa a história cansativa e não enrola com coisas inúteis.
Com apenas 4 episódios, a série é sobre o assassinato dos recém-casados Grace e Adam. Por conta deste ocorrido é revelado o que existe de mais sombrio na vida das famílias das duas vítimas. Poderia ter sido um assassinato “normal”, mas claro que não seria. O assassino vai até a casa das famílias por algum motivo que ninguém sabe e nem tão cedo sonham em descobrir.
A história tem um desenvolvimento interessante e agradável, pois você sente o caminho para qual ela está indo. Ela não se perde em nenhum momento. Tudo bem que no meio de cada episódio eles perdem um pouco o ritmo. Entretanto, logo no fim ele volta aos eixos e finaliza focando no que cada um dos personagens têm de segredo. Vale avisar que não é uma história em que o foco seja desvendar quem matou, ok, isso também existe, mas o principal é descobrir o motivo da morte do casal.
Uma conclusão surpreendente
Ainda falando sobre a história e a não perda de ritmo, chegamos à conclusão. A série prende de tal forma que quando chegamos no final percebemos que não deu nem tempo de pensarmos e criamos teorias sobre. Tudo parece tão perfeito e quadradinho que as coisas não podem ser possíveis e não passou de uma fatalidade.
Tudo se completa com um elenco que fez toda a diferença. Juliet Stevenson (O Sorriso de Monalisa), interpretou uma mãe solitária e transmitiu o verdadeiro sentimento da personagem. Outro destaque vai para a dupla de irmãos Rob e Clarie, interpretados por Joe Dempsie (Skins e GOT) e Joanna Vanderham (The Paradise). Ambos conseguem transportar os personagens e dão vida a eles de maneira que esquecemos que são atores. A dor nos olhos da família é real, porém mais que a dor, o medo dos segredos virem à tona é mais forte e esse olhar é o que todos ali conseguem transmitir. Existe uma certa cumplicidade de todos.
A série tinha tudo para se perder e não fazer sentido algum. Aliás, histórias paralelas são inseridas e nos deixam a pergunta sobre o que vão acrescentar na história. Bom, pode não afetar diretamente, mas é uma grande crítica sobre a moral das pessoas. Afinal, é fácil apontar o dedo na cara de alguém dizendo que ele é errado, sendo que você também está fazendo algo completamente fora de ética por trás. E são nessas pequenas situações que conseguimos enxergar.
Não é apenas um assassinato
É tudo muito além de um assassinato. São problemas dentro de cada família, rixas de familiares, homens covardes, traição, depressão e tudo mais que uma família perfeita consegue esconder, não apenas dos outros de fora, mas dentro da própria casa.
Mas não é apenas de um bom enredo que se vive um filme ou uma série. A trilha sonora e a paisagem também são de suma importância e nesta série não é diferente. O enquadramento das cenas é muito bom. Tudo se encaixa de maneira que quem está assistindo consegue interpretar a situação por outro ângulo. Fora que em alguns momentos isso é tão legal que acaba intensificando o ar de mistério e de drama da história. É praticamente o photoshoot maravilhoso de se admirar.
E a trilha sonora não fica para trás. Os sons e os efeitos sonoros transformam o drama em um grande suspense. Além de dar aquela tensão que acaba casando com a situação e com os personagens. Parece que tudo foi medido milimetricamente para que nada fugisse do planejado. Uma direção e roteiro de parabéns.
Retribution é completa
É muito elogio para uma série só, mas fazer o que se Retribution é completa com início, meio e fim que não foge do foco ou embromam para chamar atenção. Ela é objetiva e intrigante, que convida a assistir pelo seu conteúdo e andamento e não com coisas apelativas. Poderia ter existido um desenvolvimento maior em relação a alguns outros personagens, mas não deixa de ser boa.
Retibution é uma ótima pedida para quem não curte o carnaval. Sem dúvidas você irá assistir tudo de uma vez, porque como escrevi no começo, é um grande filme!