A série “Black Mirror” é conhecida por fazer críticas ao mundo da tecnologia e à nossa relação atual com eletrônicos e redes sociais. Porém, o mundo real ainda é ainda mais assustador que a ficção, e um dos membros do elenco acaba de sentir isso na pele. O ator Will Poulter, que interpretou o desenvolvedor de games Colin Ritman no episódio interativo “Bandersnatch”, anunciou nesta quarta-feira, dia 2 de janeiro, que vai dar uma pausa e sair por tempo indeterminado do Twitter, rede social em que era bastante ativo. O motivo? Ele cansou de comentários ofensivos e do bullying sofrido após a estreia na Netflix.
Poulter, que também já participou de franquias como “As Crônicas de Nárnia” e “Maze Runner”, foi bastante atacado nas redes sociais por conta da aparência, recebendo uma série de memes e comentários negativos. A partir de agora, ele só deve aparecer no site para fazer campanhas com entidades que trabalham contra o bullying. Em sua ultima postagem no Twitter, podemos supor que ele está falando de assédio sofrido em redes sociais, algo que está cada vez mais frequente graças à cultura do anonimato da internet. Não apenas ele, mas diversas celebridades sofrem com isso, diariamente, no qual o público consegue criticar e xingar seus trabalhos. Na postagem, ele até recebeu o apoio de vários colegas da classe artística, como John Boyega (o Finn de “Star Wars”) e Ben Barnes (o Logan de “Westworld”).
O curioso é perceber como isso traz relações com seu personagem em Black Mirror: Bandersnatch, episódio que também faz referência ao uso de tecnologia e como isso interfere, de certa forma, em nossa saúde mental. Isso só mostra que cada vez mais o homem está mais dependente do mundo virtual do que nunca, como se tudo o que se faz na vida envolve o uso de aparelhos e redes sociais. Além disso, esse é mais um fato que a série não está muito longe da realidade e temos muito o que aprender em casos como esse.
With love… pic.twitter.com/JSm7oNLTsV
— Will Poulter (@PoulterWill) 2 de janeiro de 2019
Confira a mensagem postada por Will:
“Por causa de minhas recentes experiências, escolhi dar um tempo, por assim dizer, aqui do Twitter. Antes de fazer isso, gostaria de agradecer de coração a todos que assistiram a ‘Bandersnatch’ e pelas respostas de vocês (seja lá quais tenham sido) ao material que nós criamos. Eu aceito todas as críticas e foi um prazer saber que tantos de vocês apreciaram o que muita gente trabalhou duro para produzir.
Como todos sabemos, há um equilíbrio a ser atingido em nossos compromissos nas redes sociais. Há os positivos, para apreciar, e os inevitáveis negativos, que é melhor evitar. É um equilíbrio com o qual tenho lutado por um tempo agora e, no interesse da minha saúde mental, sinto que chegou a hora de mudar a minha relação com as mídias sociais.
Eu não quero parecer ingrato pelo apoio incrível que recebi online. Sou genuinamente muito agradecido, e a minha desvinculação das redes sociais nada tem a ver com as organizações com as quais sou sortudo de trabalhar. Por isso, vou postar ocasionalmente com e para @AntiBullyingPro @leap_cc @MayMeasure e @bptcompany, além de outros.
Eu sou privilegiado por ter essa plataforma. Espero que essa mudança reduza minha expressão pessoal e aumente o foco em assuntos que importam e resultem em um melhor resultado para todos. Esse não é um fim. Considerem isso um caminho alternativo. Com amor, Will”.