A imagem dela é muito famosa, com seus cabelos loiros, olhos azuis e inúmeras profissões, mas você sabe como surgiu a boneca Barbie?! Desde que chegou no mercado, elas são um sucesso absoluto, assim como seus filmes e produções. Por isso, vamos te apresentar como surgiu a boneca Barbie:
Veja também: Confira os filmes mais esperados em 2023
Tudo começou na Alemanha:
Por mais que tenha surgido nos Estados Unidos, a verdadeira inspiração da Barbie veio do outro lado do Atlântico, especificamente da Alemanha. Pois, foi lá que a boneca Lilli foi concebida pelo autor Reinhard Beuthien, nas páginas do jornal alemão Bild. Devido ao sucesso da personagem, a protagonista das histórias virou boneca pela O&M Hausser em 1955. Enquanto isso, desde 1945, o casal Ruth e Eliot Handler eram donos de uma fábrica de brinquedos nos EUA, a Mattel.
Em 1958, durante uma viagem à Europa, Ruth comprou a boneca Lilli para dar de presente para a sua filha. Depois disso, ela percebeu a empolgação da criança e viu que essa era uma ótima ideia de brinquedo, o que a levou a contatar o designer Jack Ryan. Inspirado pela alemã, surgiu uma boneca adulta e sofisticada, que recebeu o nome Barbie em homenagem à Barbara, filha dos Handler. Assim, em 9 de março de 1959 houve o lançamento na Feira Anual de brinquedos de Nova York.
Representatividade em forma de boneca:
A clássica imagem da boneca loira de olhos azuis ainda é bastante forte, mas a linha sempre inovou e trouxe novidades. É claro que, em alguns requisitos, essa evolução demorou para chegar nas lojas. Atualmente, conseguimos ver Barbies com variados corpos, cabelos, tons de pele, profissões e muito mais. Sendo uma forma de nos vermos na personagem.
No início, a ideia de Ruth era mostrar que, por meio da boneca, a menina podia ser o que quisesse. “Barbie sempre representou o fato de que a mulher tem escolhas”, dizia ela. Sonha ir à lua? A Barbie Astronauta (de 1965) foi, antes mesmo do homem (1969). Quer ser médica, presidente ou desenvolvedora de jogos? Em seis décadas, Barbie já teve mais de 180 profissões, sempre retratando desejos da sociedade na época. Tal propósito continua atual e guiando a marca. Portanto, a história da Barbie é marcante e mostra para as crianças que elas podem ser o que quiserem e como quiserem.
Filmes e live-action:
No início dos anos 2000, a Mattel criou uma nova estratégia para manter sua criação viva no imaginário das crianças, lançando filmes estrelados pela personagem. De 2001 até os dias de hoje, foram mais de 36 longas, com direito a fadas, princesas e contos. Contudo, a maior espera é da produção, em live-action, que vai estrear em julho de 2023.
Dentro da obra, o público já pode perceber que a produção mostrará diversas versões de Barbie e Ken. Além dos clássicos bonecos criados por Elliot Handler, e interpretados por Margot Robbie e Ryan Gosling, também existiram outras versões interpretadas pelas atrizes Issa Rae e Hari Nef e os atores Simu Liu e Ncuti Gatwa.
Acima de tudo, veremos a protagonista tendo uma crise de identidade ao perceber que ela não é a única versão da boneca que existe no mundo. E sai para o mundo real para conhecer quem, de fato, ela é. Ainda mais, poderá conviver com a luta de mulheres na sociedade moderna, lidando com temas como sexismo, machismo, expectativa sobre o papel de gênero e aprendendo que a beleza está no interior de cada um.