...

Tilda Swinton é um dos grandes nomes do cinema britânico e mundial e, indiscutivelmente, uma das atrizes mais versáteis do nosso tempo. Foi pela mão de britânico Derek Jarman – cineasta, cenógrafo, argumentista e um dos grandes nomes do cinema queer que a atriz deu os seus primeiros passos, inicialmente com Caravaggio (1986) e mais tarde com The Last of England (1987). Tão reconhecida pelo cinema independente e também por blockbusters, a atriz é uma das prestigiadas da sétima arte, atualmente. Aqui deixamos 6 papéis que demonstram a versatilidade da atriz e a forma camaleônica como trabalha, tendo a perfeita noção que muitos dos filmes excluídos desta lista poderiam igualmente estar presentes.

1.Orlando- A mulher imortal (1992)

Cena de “Orlando- A mulher imortal”

Nesta fita, baseado na obra de Virginia Woolf, Swinton interpreta a figura andrógina de Orlando, que vive durante quatrocentos anos, entre 1600, durante o reinado de Elisabete I até ao século XX, no qual vive diferentes gêneros e características. Pelo seu desempenho, a atriz venceu o prêmio de melhor atriz (estrangeira) do cinema italiano, e nos festivais de Seattle e Salónica.

2.Precisamos falar sobre Kevin (2011)

Precisamos falar sobre Kevin (2011)

A artista é Eva Katchadourian, uma mãe que está a sofrer as consequências dos atos do seu primogénito, Kevin, uma criança agressiva e cruel que nutre uma assustadora hostilidade em relação a ela. Com a sua participação, a britânica venceu o prémio de melhor atriz nos prêmios do Cinema Europeu, sendo ainda nomeada aos Globos de Ouro e aos BAFTA.

3.O teorema Zero (2013)

O teorema zero (2013)

Tilda assume aqui nesta ficção cientifica distópica o papel da grande vilã Mason, numa performance absolutamente devastadora, quer na interpretação, quer na sua transformação física.

4.O Grande Hotel Budapeste (2014)

O Grande Hotel Budapeste (2014)

Depois de já ter trabalhado com Wes Anderson em Moonrise Kingdom (2012), surge em mais uma obra do cineasta num pequeno mas marcante papel. A atriz, com grande ajuda da equipa de maquilhagem, ganha mais 40 anos e assume o papel de Madame D, uma velha viúva rica que está mais perto dos 100 anos do que da sua verdadeira idade.

5. Descompensada (2015)

Descompensada (2015)

A atriz abandona completamente o visual andrógino e desempenha o papel de Dianna, uma diretora de uma revista de moda.  «Agrada-me que as pessoas digam que sou irreconhecível. É muita maquilhagem, solário e uma peruca. A verdade é que muitas mulheres têm o visual da Dianna, mas as pessoas talvez não esperassem vê-lo em mim», afirmou em entrevista.

6.Suspira (2018)

Suspira (2018)

Nesta obra clássica de terror e sua mais recente produção, Swinton veste a pele de uma professora e um homem de 82 anos com a ajuda do maquiador premiado com o Oscar, Mark Coulier. Os dois trabalharam juntos em Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, e neste projeto usaram várias proteses para a transformação: “Embora ela tenha um visual levemente andrógeno do ponto de vista da modelo, a Tilda tem uma estrutura óssea muito feminina”, disse Coulier.

Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias