...

Pode parecer uma pergunta bem boba, mas ainda tem gente com dificuldade de distinguir sinopse e resenha.

Ultimamente nas redes sociais tenho visto muitos posts dizendo: “Venha conferir a minha resenha” e quando chego lá é apenas a sinopse, ou até mesmo um resumo do livro. Isso me levou a crê, muitas pessoas não fazem ideia das diferenças entre elas e quando utilizar.

Por esta razão, tomei liberdade de fazer um apanhado bem básico, mas também bem explicando sobre as características de cada um dos tipos de textos.

 

CARACTERÍSTICAS DA SINOPSE

  • É um texto expositivo, curto e que contém as principais informações da história.
  • Texto objetivo e sucinto, portanto, não deve haver comentários ou avaliações pessoais.
  • A sinopse é escrita, em sua maioria das vezes, pelo autor ou pelo editor.

EXEMPLO: Livro O Ceifador

“A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador – um papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a “arte” da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão – ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais -, podem colocar a própria vida em risco.”

– Podem ter resenhas maiores, mas isso vai de acordo com cada editora e autor.

CARACTERÍSTICAS DA RESENHA

  • É um texto opinativo, expressa uma crítica/opinião (positiva ou negativa).
  • Apresenta argumentos e comparações que ajudam o leitor a entender o que o livro representa e transmite.
  • Os leitores recorrem a esse texto para conhecer uma opinião a respeito do livro e o que eles devem esperar da história.
  • Existem vários tipos de resenhas, as mais conhecidas são: opinativa e descritiva, porém nenhuma delas deve ser confundida com SINOPSE!

EXEMPLO: Trecho da resenha Anne de Avonlea

“Eu comecei essa leitura já esperando algo bem cansativo e maçante, afinal é uma história de 1909, então já esperava situações que iriam me incomodar e uma escrita bem arrasta. Porém estava errada em relação a escrita. Assim como o primeiro, a história é leve e fluída que nem dá para perceber os acontecimentos passarem. Me senti em Prince Edward Island enquanto lia, pois a escrita da autora é muito gostosa e simplesmente envolvente. A tradução por sua vez também teve um papel bem importante e muito boa porque mesmo sendo um livro antigo não possuiu muitas palavras rebuscadas e complexas. Se não fosse pelas situações apresentadas até diria que não é um livro tão antigo assim. Fora Isso essa edição da Editora Autentica é um luxo a parte.”

foto do ebook em uma página de livro
Os leitores recorrem a resenha para conhecer uma opinião a respeito do livro e o que eles devem esperar da história

 

 

BÔNUS: RESUMO

CARACTERÍSTICAS DO RESUMO

  • Tem a finalidade de compartilhar, de maneira seletiva, os elementos mais relevantes do livro.
  • No resumo você também não expressa a sua opinião, esse tipo de texto deve ser imparcial.
  • O resumo deve ser escrito com suas palavras. Ou seja, sem copiar e colar trechos do livro.

EXEMPLO: Trecho do resumo de “Assassinato no campo de golf”

“O livro, como a própria sinopse fala, começa com Poirot recebendo uma carta com um pedido de ajuda que o deixa bastante curioso. Porém, ao chegar lá é tarde demais, o remetente da carta foi encontrado morto no campo de golfe que estava sendo construído próximo a sua casa. Como algumas obras da autora, o livro é narrado pela visão de Hastings, grande amigo do detetive, o que é muito bom, pois, às vezes, possui um estilo bem bobalhão e isso acaba criando situações e frases engraçadas entre ele e Poirot, ou até mesmo com outros personagens.

Mas a grande façanha, neste livro, é o Detetive Giraud. Enquanto que Poirot é um detetive bem metódico, que se utiliza da psicologia de certa forma para resolver os casos. Giraud, apesar de ser um detetive francês, utiliza os métodos parecidos de Sherlock Holmes, com a famosa “ciência da dedução”.”

 

Espero que tenham gostado e ajudado as pessoas a entenderem melhor sobre as diferenças entre sinopse e resenha, dois tipos de textos bem utilizados no Booksgram.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO