Agora, em setembro, estreia pelo selo Paralela o livro “Gay de família”, de Felipe Fagundes, e vamos saber um pouco sobre a obra. Na verdade, o autor, conhecido por escrever histórias divertidas em plataformas de autopublicação e nas redes sociais, lança seu primeiro livro e, de cara, por uma das maiores editoras do Brasil. Aliás, veio junto dos demais sucessos de autores nacionais que valorizam o protagonismo LGBTQIA+. Por isso, vamos saber mais sobre “Gay de família”, de Felipe Fagundes:
Veja também: Confira os lançamentos de setembro do Grupo Companhia das Letras
Sinopse:
Diego espera tudo de ruim dos próprios parentes, mas tudo mesmo. Que o pai tenha uma segunda família, a mãe comande um esquema de tráfico humano, o irmão lave dinheiro. Por serem versados em todos os crimes do manual da família tóxica, Diego decidiu ser gay bem longe deles. E tudo vai muitíssimo bem, obrigado.
Porém, às vésperas de uma viagem aguardadíssima com amigos, seu irmão aparece implorando por um favor: que Diego seja babá dos três sobrinhos por um final de semana, crianças com as quais ele nunca conviveu. De olho na grana que o irmão promete pagar e acreditando piamente no seu potencial como tio, ele aceita a proposta sem imaginar que os pequenos são, no mínimo, peculiares.
O que a princípio parece moleza, mesmo envolvendo uma gata demoníaca, um amigo imaginário e um porteiro potencialmente sádico, acaba se revelando um desafio quando Diego percebe que terá que revirar seus sentimentos e provar que pode dar conta do recado, sem perder o rebolado que apenas um tio gay é capaz de manter.
Sobre o autor:
Felipe Fagundes nasceu em 1991 e cresceu em Nova Iguaçu, cidade da Baixada do Rio de Janeiro. “Gay de Família” é seu primeiro livro publicado, mas desde sempre escreve histórias bem-humoradas que, na verdade, são dramas disfarçados. Seus temas favoritos são família, amizades complicadas e relacionamentos em geral. Gosta de retratar personagens LGBT+ adultos, que já saíram da escola e agora precisam ganhar o mundo. Nas horas vagas, organiza clubes do livro por assinatura, trabalho que realiza desde 2018. Atualmente, mora no Rio de Janeiro com seu marido.
O que esperar do livro?!
Diante de uma história fluida e rápida, “Gay de família”, de Felipe Fagundes traz uma perspectiva com representatividade de um jeito único. Em primeiro lugar, temos um enredo bem humorado, que irá nos cativar logo nas primeiras páginas. E sempre arrancando sorrisos e uma sensação gostosa. Agora, vemos protagonismo das crianças e suas singularidades em um livro que não é destinado à elas. Pois é algo que os adultos precisavam analisar em suas vidas.
Especialmente, quando olhamos para o que elas lutam dentro de si mesmas. Por isso, dar palco à elas de forma tão única, com pinceladas dos seus próprios dramas e personalidades foi uma beleza à parte proporcionada pelo autor. Talvez, essa característica que será responsável por marcar tanto essa obra.
Leia também: 5 livros da Paralela que você precisa ler