Quem se lembra dos personagens sobrenaturais mais famosos dos últimos tempos?! A série distópica trouxe momentos inesquecíveis para cultura pop e muita aventura. Mesmo que não tenha sido um grande sucesso nas telas de cinema, é fato que garantiu seu espaço dentro da televisão.
Baseada nos livros “Os Instrumentos Mortais”, de Cassandra Clare, a produção acompanha a jovem Clary Fray, que descobre em seu aniversário que ela não é quem pensava ser. Na verdade, ela vem de uma antiga linha de Caçadores de Sombras, seres híbridos de humanos e anjos que caçam demônios.
Porém, sua mãe, Jocelyn, é sequestrada, a jovem entra em uma nova vida. Tudo isso junto com o misterioso Jace e seu melhor amigo, Simon. Agora vivendo entre fadas, feiticeiros, vampiros e lobisomens, Clary começa uma jornada de autodescoberta. Enquanto que aprende mais sobre seu passado e percebe como poderá ser seu futuro.
Em 12 de janeiro de 2016, a obra foi lançada nos Estados Unidos, através da rede de televisão Freeform. Assim que chegou na Netflix, foi uma das mais assistidas entre o ano de lançamento até o final de 2017. No entanto, dois anos depois, a emissora que a trouxe para público teve que cancelar a produção. Além disso, foi preciso encomendar dois episódios extras para concluir adequadamente a história da série. A série foi exibida e finalizada em 6 de maio de 2019, mas a fã-base ainda se mantém forte e sempre relembrando a importância para o mundo desenvolvido por Clare.