...
Sabe quem é Ryan Murphy

Ryan Murphy, criador de Glee e diretor de The Prom

Ryan Murphy pode ser considerado um trabalhador incansável do showbiz norte-americano. Acumulando as funções de showrunner, criador, diretor e roteirista em vários projetos da TV e do cinema. Sempre deixando em todos com um estilo peculiar que se tornou a sua marca registrada.

Formado em jornalismo, o profissional trabalhou em diversos jornais famosos dos Estados Unidos, como o The Washington Post, Los Angeles Times, Entertainment Weekly, entre outros. Porém, começou a escrever roteiros no fim da década de 1990, chamando a atenção de nada menos que Steven Spielberg. O famoso diretor adquiriu o seu roteiro chamado Why Can’t I Be Audrey Hepburn. Contudo, em 1999, seu primeiro programa de televisão foi ao ar, Popular, sendo apenas o início da sua mudança de carreira.

Desde então, Ryan  vem criando histórias baseadas em acontecimentos reais, principalmente de um passado mais distante. Entretanto, ele as transforma em experiências únicas e com apelo visual, que é uma das características do criador. Todas suas produções são sempre bem elaboradas, com fotografia marcante, figurinos e caracterização únicos. Além de apresentar atuações marcantes e fáceis de se identificar.

Glee:

Glee série de Ryan Murphy
Glee ainda é um dos maiores sucessos de Ryan Murphy

Um dos projetos de maiores sucesso é, com certeza,  a série de comédia-dramática musical do canal Fox Glee, que co-criada com Brad Falchuk e Ian Brennan. A trama se passa em uma escola de ensino médio, com foco em alunos que querem seguir a carreira musical e enfrentam contra preconceitos todos os dias. A série estreou em 2009 e chegou ao fim em 2015, deixando como legado a busca pela diversidade. Além de colocar diversos artistas jovens na mídia, como Darren Criss, Lea Michele, Kevin McHale, Amber Riley, Dianna Agron, Naya Rivera, entre outros.

Desde sua estreia, o show teve tão boas críticas e avaliações tão positivas, tanto que já ganhou diversos Emmy. Murphy produziu também o reality show The Glee Project, que teve sua estreia no canal Oxygen em 12 de junho de 2012.

De Scream Queens até American Horror Story

Produções de Ryan Murphy
American Horror Story tfoi indicada para 17 Emmy Awards pela temporada de estreia.

Como foi dito anteriormente, Ryan não para de trabalhar. The New Normal e Scream Queens foram produções que sucederam o seu legado. Porém,  a série antológica American Horror Story teve seu início no canal FX em 5 de Outubro de 2011 e ela foi indicada para 17 Emmy Awards pela temporada de estreia. O projeto teve sua quarta temporada finalizada em 21 de Janeiro de 2015. 

Através do grande sucesso de AHS, o diretor trouxe o outro lado da mesma moeda com American Crime Story, que retrata crimes reais. A primeira fase foi ao ar em 2016 estrelando Cuba Gooding, Jr., Sarah Paulson, David Schwimmer e John Travolta. Eventualmente, o trabalho lhe rendeu o Emmy de melhor série limitada e o Globo de Ouro de melhor minissérie nas duas primeiras temporadas. Sem esquecer de mencionar Feud, The Politician, Hollywood, Pose, Ratched e entre os demais.

Produções cinematográficas e The Prom

Tudo sobre a carreira de Ryan Murphy
O mais recente lançamento da Netflix, The Prom

Fora do mundo das série, Murphy escreveu o roteiro para o filme Running with Scissors. Baseado nas memórias de Augusten Burroughs, é estrelada por Annette Bening, Alec Baldwin e Brian Cox e Joseph Cross. Incluindo que dirigiu Julia Roberts na adaptação das histórias de Elizabeth Gilbert, Eat, Pray, Love. O filme foi sucesso de bilheteria, no entanto, não agradou muito a crítica. 

Em seguida, ficou sob a direção do filme para televisão, The Normal Heart, uma adaptação do espetáculo da Broadway de Larry Kramer. O filme é estrelado por Mark Ruffalo, Julia Roberts, Matt Bomer e Jim Parsons. Ainda rolou para seu currículo, The Town That Dreaded Sundown, Dirty Tricks, One Hit Wonders e Empty Mansions: The Mysterious Life of Huguette Clark and the Spending of a Great American Fortune.

Atualmente, esse mestre do entretenimento foi convidado pela Netflix a produzir e dirigir alguns conteúdos. Recentemente, foi ao ar a adaptação musical da Broadway, The Prom. Neste longa, um quarteto de atores estão insatisfeitos com suas carreias e decidem pegar alguma causa para chamar atenção da mídia e reviverem seus dias de glória. Devido a isso, eles descobrem sobre Emma Nolan, uma estudante do último ano proibida de levar sua namorada Alyssa ao baile. O projeto está fazendo um grande sucesso e também rendeu uma obra literária. Se quiser saber as diferenças entre as duas obras é só conferir o post do livro x filme.

É fato que Ryan Murphy tem uma grande carreira e com os mais diferentes trabalhos. Mas é fato que sua luta pela igualdade e mostra esperança em pequenos detalhes é muito evidente. Especialmente, em um ambiente dominado pelo estilo genérico e falta de variedade. No entanto, ele é um exemplo que podemos explorar novos conceitos e ideias.

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO