...

Anne de Green Gables foi um dos meus livros favoritos de 2020. Ainda mais porque eu amei conhecer Anne, essa jovem cheia de energia, de amor, sonhos, nos ensina muito além de ser uma jovem que viveu em uma época nada muito agradável. Por amar tanto a personagem, resolvi trazer algumas curiosidades para você conhece-la. Prontos?

Leia a resenha de Anne de Avonlea

A autora

Lucy Maud Montgomery nasceu no ano de 1874 em Clifton, Prince Edward Island e foi criada pelos avós. Em 1923, a autora foi a primeira mulher canadense a se tornar membro da Royal Society of Arts (uma organização britânica empenhada em encontrar soluções práticas para os desafios sociais).

Além de Anne, Montgomery escreveu outros best-sellers como: Emily of New Moon, Jane of Lantern Hill, Pat of Silver Bush and The Story Girl.

retrato da autora lucy maud montgomery, autora de anne the green gables
Lucy Maud Montgomery nasceu no ano de 1874 em Clifton

Sucesso imediato

Antes de virar sucesso mundial, Anne de Green Gables foi rejeitado por diversos editores. Depois de um tempo guardado em uma caixa de chapéu, Montgomery resolver reler o manuscrito e enviá-lo para outros editores que finalmente aceitaram. Finalmente em 1908 que Anne de Green Gables foi lançando pela Page Company of Boston.

O livro vendeu mais de 19.000 apenas nos primeiros cinco meses e hoje já foi traduzido para mais de 20 países. Ao todo são 8 livros da série mais alguns livros de contos.

Não tão ficção assim

Infelizmente sabemos que Anne nunca existiu, entretanto nem tudo está perdido. Como avisei no primeiro tópico, Montgomery foi criada pelos avós e uma das coisas que ela mais gostava era do lugar em que eles moravam. Avonlea pode até ser uma cidade fictícia, mas Prince Edward Island existe e foi lá que a autora guardou toda as suas lembranças para dar vida a Anne.

Ah! E Green Gables também existe e é uma fazenda do século 19 que serviu de cenário para a história.

A fazendo de Green Gables realmente existe
A fazendo de Green Gables realmente existe

Adaptações

Em 1985, Anne de Green Gables ganhava a sua primeira adaptação. Anne de Green Gables, produzida por Kevin Sullivan, ganhou muitos prêmios, incluindo 10 Gemini Awards, 1 Emmy e 1 Peabody Award.

Também podemos citar que em 1975 era lançado uma animação chamada Ana dos Cabelos Ruivos, uma adaptação japonesa para o clássico de Montgomery. Infelizmente essa adaptação nunca chegou ao Brasil. Entretanto, você pode encontrar na internet com tradução feita por fãs.

Conheça o livro Anne da Ilha

 

Acha que acabou? Que nada. Anne de Green Gables ganhou uma nova adaptação cinematográfica em 2016. Assim como no livro, o filme foi levou o mesmo nome, tem duração de 1 hora e meia e contou com uma participação ilustre em seu quadro de produtores executivos: Kate Macdonald Butler, a neta da autora do livro original.

Finalmente chegamos a tão amada série Anne with an e da Netflix.  Mesmo sendo uma série querida pelos assinantes, a Netflix cancelou a produção, sendo assim deixou milhaores de fãs com coração partido. Seja como for, a série tem 3 temporadas e ótima para você começar a conhecer a ruivinha. Acreditem, não foi fácil encontrar a atriz ideal para encarnar Anne Shirley. Amybeth McNulty disputou o papel com outras 1800 candidatas, através de buscas onlines feitas em três continentes diferentes. Eu amei a escolha da Amybeth e acho que não teria Anne melhor que ela.

Versão japonesa do clássico Anne de Green Gables
uma adaptação japonesa para o clássico de Montgomery
Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO