Resenha: Vida Encatada, de Diana Wynne Jones

Vida Encantada é aquele típico livro que, pela capa, você acha que é apenas mais uma história infantil, mas descobre durante a leitura um mundo mágico e muito mais envolvente do que espera. Da mesma autora do universo de Castelo Encantado, vem comigo saber desse novo universo lançado no Brasil pela editora Galera Junior.
Conheça a vida encantada de Cat
Eric “Cat” Chant é um menino quieto e inseguro, que nunca se sentiu especial e sempre viveu à sombra da irmã mais velha, Gwendolen, uma jovem bruxa promissora. Quando os irmãos ficam órfãos após a família sofrer um terrível acidente durante um passeio de barco, eles são acolhidos por Crestomanci, um encantador que vive em um castelo mágico.
A irmã faz de tudo para que o encantador reconheça seus talentos, mas seus planos grandiosos são rapidamente arruinados quando Crestomanci a proíbe de usar magia. O castelo vira então um campo de batalha entre a menina frustrada e o encantador, que parece não dar a mínima para os seus chiliques.
Logo, Cat percebe que a irmã, na verdade, não é assim tão boa e gentil quanto ele achava. Por sua vez, Gwendolen se frustra mais ao perceber que Crestomanci, diferentemente dos outros bruxos, não se curva diante dos talentos dela. Se sentindo menosprezada, ela se torna uma ameaça cruel ao equilíbrio dos mundos, e cabe a Cat descobrir os próprios talentos antes que o caos se espalhe.

Um mundo mágico para ser descoberto
Sabe aquela história que vai crescendo a cada capítulo? Pois é exatamente isso que acontece em Vida Encantada. A história parece apenas mais uma sobre um conto de fadas infantil que mistura bruxas, magos, encantadores e uma fantasia para lá de agradável. Porém, na metade do livro acontece uma reviravolta que simplesmente muda o rumo da história ficando mais emocionante e difícil de largar.
Os personagens são um grande enigma que ao longo da leitura vamos descobrindo mais da personalidade de cada um e nos encantando, ou odiando eles. Cat, o protagonista, é um personagem maravilhoso e muito gostoso de acompanhar, pois nele conseguimos enxergar exatamente o que uma criança da idade dele faria na situação em que se encontra, mas ao mesmo tempo conseguimos enxergar um Cat que, mesmo com pouca idade, quer ser o mais responsável. Principalmente quando o assunto é Gwendolen, a irmã que ele tanto admira.
Considerações finais
As reviravoltas da história são previsíveis, com exceção de uma, mas ainda são bem empolgantes e bem construídas. Essa é uma história que fala sobre família, lealdade, magia e autodescoberta. Tudo isso trabalhado em um mundo em que a magia é o grande protagonista. Se eu pudesse falar apenas um ponto negativo, seria os capítulos muito longos, mas aí é uma questão pessoal.
Vida Encantada é um livro delícia, perfeito para quem ama Castelo Animado e procura uma leitura leve, que distrai a mente e tire da ressaca literária. Recomendo como um presente para quem quer começar a colocar crianças para se aventurar no mundo dos livros, afinal, é uma história rápida e que, mesmo com um universo mágico, as crianças conseguem facilmente se conectar com os dilemas de Cat.




