Em Tithe conhecemos Kaye e nos aventuramos com ela pelo mundo feérico. Agora, chegou a vez de Valerie nos levar para mais uma história incrível do universo do Povo das Fadas. Venha conferir a resenha de Valente, de Holly Black.
Sobre o livro
Após sofrer uma grande decepção envolvendo a mãe, o namorado e a melhor amiga, Valerie decide fugir para Nova York sem olhar para trás. Lá, conhece Lolli, Dave e Luis, que vivem nos túneis fétidos do metrô, vasculhando latas de lixo em busca de alimentos e objetos para vender.
Não demora muito para Val descobrir que Luis, que por algum motivo parece detestá-la, sai todas as noites para realizar entregas de uma substância apelidada de “Nuncamais”. Curiosa, Val decide experimentar e percebe que a substância é mágica, conferindo poderes especiais aos humanos que a usam.
Val parece atrair problemas, e ela terá que aprender a lidar com eles em vez de fugir, mesmo que isso envolva desvendar os crimes, revisitar traumas e aceitar o desinteresse do troll por quem se apaixonou.
+ Leia também: Conheça os livros da Holly Black, a rainha das fadas
Conheça melhor o Reino das Fadas
Valente é o segundo volume da trilogia de Contos de Fadas Modernos da autora Holly Black, a mesma da trilogia Povo do Ar (meus queridinhos). Este livro é mais uma chance para você conhecer e se apaixonar pelo Reino das Fadas.
Mesmo Val sendo uma personagem irritante, Valente foi meu livro favorito da trilogia até agora. É uma história simples, sem muitos devaneios e com momentos divertidos.
Como citei anteriormente, Val é uma personagem irritante que por muitas das vezes foi difícil engolir o que ela estava fazendo. Contudo, entendi que ela é uma adolescente e está passando por problemas dentro de casa. Mas acabei deixando de lado pois estava bem envolvida nas cenas entre Val e Ravus.
Uma coisa que eu amei foi o romance, dei vários suspiros e surtos. Foi bem divertido e acompanhar todo o desenrolar, mesmo o início sendo um pouco enfadonho.
Minha opinião
Quem está acostumado com o mundo “perfeito” dos contos de fada pode ficar incomodado com a história. Mas, Holly Black entrega um conto moderno e bem atual, feito justamente para tirar o leitor da zona de conforto e incomodar.
Valente não é uma continuação de Tithe, você pode ler como livro único e ainda assim entender o universo. Afinal, Holly não segue uma narrativa comum, ela gosta de trazer protagonistas femininas que sempre são as heroínas da própria história.
Em 208 páginas vamos voltar para o mundo das fadas, mas em uma realidade ainda mais sombria do que estamos acostumados.