...

Muitos livros no qual estão centradas sobre a discussão de alguma doença, costumam funcionar de maneira didática sobre o tema, mostrando as várias fases, sejam físicas ou psicológicas. É possível ver estilo dentro de obras como “A culpa é das estrelas”, “O lado bom da vida”, “Tartarugas até lá embaixo” e entre outros. Porém, às vezes, o autor busca se distanciar dos personagens para explicar mais sobre a doença, então às vezes o assunto acaba sendo ensinado, mas nem sempre conhecimento vai arraigado de empatia e esse estilo estou falando de O Fundo é Apenas o Começo.

O Fundo é Apenas o Começo” foge totalmente esse estereótipo. Na obra, o autor nem sequer usa o termo relacionado a doença do personagem, assim podemos nos focar em seus sentimentos e sensações, das descobertas, melhoras, momentos mais fragilizados. Em alguns momentos, Neal Shusterman até escolhe utilizar em segunda pessoa, provocando que os leitores encarassem a história não somente como expectador, mas participe. O resultado é uma poética história de um jovem que busca se compreender e mudar o seu interior. Além de se preparar para a guerra com uma doença que insiste em habitar a sua mente.

Caden Bosh é um jovem normal “aparentemente”, porém com o tempo, pensamentos invasivos começam a habitar a sua mente, como um colega que pretende matá-lo sem nenhuma explicação, teorias da conspiração que surgem de um pensamento qualquer, e entre demais. Com o tempo essas histórias começam a ser mais frequentes e se tornam quase impossíveis de serem deixadas de lado. Devido a isso, o menino começa a se afastar de amigos, família e fica imerso somente a essas vozes que não param de martelar. Ele precisa de ajuda, e seus pais entendem na hora certa.

Ao mesmo tempo, começa a surgir outra narrativa. Caden está na tripulação de um barco, em direção para um caminho ainda desconhecido. A todo tempo, ele aprende coisas novas nesse local, e a lealdade do jovem é testada a todo o momento. Seria essa uma história real ou fictícia? É difícil descrever, pois o autor consegue nos imergir nesse contexto tão bem, que as duas narrativas são especialmente críveis.

Lombada do livro O Fundo é Apenas o Começo publicado pela editora Valentina
Apesar de não ser uma narrativa carregada de reviravoltas, a vida de Caden, seus pensamentos e superações

Esse é o tipo de romance YA, que mostra a importância e necessidade de uma discussão mais profunda sobre as realidades, pois os dois momentos narrativos conseguem trazer debates interessantes que se completam. A história de Caden Bosch funciona como uma metáfora da vida de Caden Bosch esquizofrênico. E também poderia ser ao contrário. O caminho da verdade nessa história você é quem escolhe. No final, o resultado sobre o assunto é o mesmo, ele sendo mais abstrato ou direto.

Nesse sentido a figura do protagonista é extremamente relevante. Um jovem que quer entender tudo o que está acontecendo, nas duas realidades. Um Caden que possui pensamentos invasivos, que não reconhece a sua doença, consegue detalhar todos os medicamentos e sentimentos que ele tem e entende seus momentos de lucidez ou fuga da realidade. É um jovem carismático que nos apresenta a sua história, de maneira que até esquecemos a doença que ele tem. Não importa, podia ser uma dor no pé.

Apesar de não ser uma narrativa carregada de reviravoltas, a vida de Caden, seus pensamentos e superações são os pontos principais dessa leitura. É  uma sensação de terminar uma obra e perceber que ela estará para sempre em seu coração, como uma possibilidade de não somente entender a doença, mas respeitar aquelas pessoas que possuem a doença, ajudando-as a conviver com elas em um mundo que precisar ser melhor para todos.

 

Gostou? Confira o valor do livro na Amazon!

Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO