...
Veja a resenha do livro "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde", de Robert Louis Stevenson

Inspirado em um dos sonhos do autor, vamos falar do livro “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson. Aliás, este clássico da literatura gótica é pouco comentado, mas traz um curioso e investigativo relato de dois homens. Por isso, vamos comentar mais de “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”, de Robert Louis Stevenson:

Veja também-Resenha: Livrai-nos do mal, de Rose Wilding

Quando começou o sucesso?

Confira tudo sobre "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde", de Robert Louis Stevenson

De fato, o curto romance (ou novela) foi publicado em 1886 e se tornou um sucesso instantâneo. O livro narra a investigação do advogado Mr. Utterson para descobrir qual é a ligação entre o médico Henry Jekyll, que é seu cliente e amigo, com um homem violento chamado Edward Hyde. Utterson tem motivos para desconfiar que Jekyll está sendo chantageado por Hyde, e teme que o amigo esteja correndo risco de vida. À medida que a narrativa avança, Mr. Utterson e o leitor descobrem que o laço que une Jekyll e Hyde é surpreendentemente estreito.

Um clássico do Terror:

Mesmo os leitores mais jovens que nunca ouviram falar desse livro clássico, com certeza já entraram em contato com a história, de alguma forma. A trama já foi homenageada/satirizada em inúmeros filmes e desenhos ( até já virou um musical da Broadway). Sendo que teremos, no futuro, uma obra no projeto cinematográfico Dark Universe dos estúdios Universal.

O Médico e o Monstro:

Veja mais de "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde", de Robert Louis Stevenson

A história criada por Robert Louis Stevenson já foi recontada inúmeras vezes e, por isso, o segredo de Jekyll não é novidade para a maioria dos leitores. Mas, a forma como o autor constrói sua atmosfera de mistério ainda é fascinante. Ao ler o texto nos dias atuais, é difícil não imaginar a cara de surpresa de quem conheceu a história no final do século XIX, especialmente com as cartas reveladoras que fecham a narrativa.

A obra possui uma escrita bastante ágil e intimista, em nenhum momento entediante ou chato. Ainda mais que carrega o brilho próprio da atmosfera vitoriana, com Londres como palco principal de uma história que é simultâneo de ação e de reflexão. Apesar de ser pequeno, o livro conta com mistérios e reviravoltas, o que contribui para que a leitura seja ainda mais rápida. E mais do que trazer o eterno embate entre o bem e o mal, o autor retrata a dicotomia com que o ser humano sempre precisa lidar – e como a ambição, muitas vezes, não permite que ele o faça de maneira digna.

Vale a pena ler “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde”?

Sim, com certeza. Mais do que “apenas” assustar o leitor, o escritor escocês teve a intenção de descrever como cada pessoa possui diferentes facetas dentro de si. E como essas mesmas facetas precisam ser exibidas ou escondidas pra que determinados propósitos possam ser alcançados. Com um enredo intemporal, que nos faz refletir sobre integridade, caráter, fraquezas pessoais e como o ser humano vive para as aparências. Ao mesmo tempo que nos deixamos conduzir numa investigação interessante. Um livro pequeno, mas daqueles que ficam na memória.

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI