Esses dias, na falta do que ouvir, resolvi procurar no ubook algum livro para começar. Nessa procura acabei encontrando o livro Mentes Depressivas, da autora/doutora Ana Beatriz, e comecei a ouvir. Durante boa parte do livro me peguei questionando sobre os síntonas da depressão e a importância desse assunto. Talvez Mentes Depressivas não tenha tanto espaço nas discussões sobre o assunto por não se tratar de uma ficção dramática e sim de uma realidade. Então, vamos falar mais sobre ele.
Não precisa ser o mês da consciência ao suicídio para falarmos sobre o assunto. No caso do livro Mentes Depressivas, a autora nos apresenta diversas coisas simples que podem ser um gatilho para alguém que tem tendência a doença.
O livro é bem técnico e vai descrevendo como são os diversos tipos e níveis da depressão. Afinal, nem todo mundo que sofre dela quer tirar a própria vida, alguns acham que com alguma ajuda conseguem sair da crise. Por outro lado, existem os que não têm forças para ir buscar, e cabe a quem está ao redor se propor a ajudar. Mas também tem aquele que não vê outra solução a não ser tirar a própria vida, esse então precisa de mais e mais atenção. No livro a autora fala como reconhecer cada um desses aspectos e como devemos agir.
Também é narrado um fato que foi bastante marcante na vida da autora que fez com que a mesma começasse a se questionar sobre assunto. Porque, mais uma vez, não é pelo fato da pessoa sorrir e ser divertida que ela está feliz ou simplesmente está de bem com a vida. Uma pessoa pode cair na depressão de repente, sem ninguém conseguir enxergar, e quando se nota, já é tarde demais.
Mentes Depressivas: As três dimensões da doença do século
Mentes Depressivas é um estudo sobre as características da doença, questionamentos e pontuações válidas não só para quem está de fora, mas também para quem acha que conhece quem possa está passando por situações parecidas. Muitos que têm depressão não acreditam ou não se enxergam nela, acredite ou não, são poucos que têm noção da condição e buscam ajuda.
Bem técnico, vale a leitura, além de ser um livro curinga para ajudar quem precisa de ajuda.