Depois de um momento bem complicado em junho, Mia está disposta a tentar encarar as cicatrizes que o mês passado deixou. Mas será que ela vai conseguir?
Em julho, Mia estará em Miami para ser a estrela principal do novo videoclipe do famoso cantor de hip-hop, Anton Santiago. Anton é lindo, confiante e mulherengo, ninguém passa despercebida aos olhos do sedutor porto-riquenho, principalmente Mia.
Passamos da metade do ano e com uma reviravolta e tanto. Por conta dos acontecimentos em junho, nossa protagonista ainda está muito insegura em relação aos homens. Anton pode ser um mulherengo descarado, mas respeita as pessoas. Ao ver que Mia não está afim dele e tem problemas sérios acontecendo, prontamente se coloca à disposição dela como amigo, sempre tentando levar um pouco de alegria para o coração perturbado da jovem.
Além de conhecermos Anton, também revivemos a intensa relação de Mia e Wes. Confesso que estava sentindo falta desse casal, principalmente depois de tudo que a Mia passou, ela realmente precisava de alguém próximo. Além disso, surge uma esperança que a relação deles possa finalmente dar certo. Afinal, o ano está acabando.
O foco nesse livro acaba sendo o reencontro de Mia e Wes, deixando um pouco de lado a situação de Anton. Porém, a autora consegue dividir muito bem os momentos entre os personagens para ninguém ficar apagado. Mesmo que o grande destaque seja o nosso casal, Anton e sua assistente, que não são exatamente um casal, têm suas histórias contadas e resolvidas.
No geral, A Garota do Calendário Julho é mais leve, mais por uma forma de aliviar a tensão do mês anterior e mostrar que a Mia não está sozinha nessa jornada. É um livro divertido e, como sempre, rápido.