Trazendo uma história profunda sobre histórias japonesas e as nossas vidas, vamos comentar sobre A Lanterna das memórias perdidas. Aliás, a obra é comovente e inspiradora para todos aqueles que possuem dúvidas e querem seguir em frente. Por isso, vamos falar sobre A Lanterna das memórias perdidas:
Veja também- A Lanterna das memórias perdidas: O próximo fenômeno literário japonês
Uma narrativa marcante e emocionante:
Sabe aquelas histórias quentinhas e aconchegantes que te ajudam a recuperar memórias e aproximar de quem nos fez bem e já não está entre nós? A Lanterna das Memórias Perdidas é esse romance, relatando a chegada de três pessoas de forma individual, Hatsue, Waniguchi e Mitsuru, a um estúdio fotográfico. Todos são recebidos por Hirasaka com um chá de boas vindas e percebem que acabaram de falecer e estão a fazer a sua passagem para uma nova vida.
A narrativa traz assuntos relevantes sobre o sistema educacional no Japão pós guerra, e as necessidades que muitos passaram pra prover uma educação básica a suas crianças. A história da garotinha Mitsuru me cortou o coração e devo dizer que embora ela tenha um desfecho relativamente feliz, foi inevitável não chorar em uma certa parte e acredito que todas as mães terão esse sentimento.
O uso das histórias como forma de reflexão:
Com toda a certeza, o que chama a atenção durante a leitura são as histórias dos personagens. Afinal, são eles que entram em uma pequena jornada. E ainda nos mostram o quanto a vida pode ser complexa e emocionante. Ou seja, o que todos nós sentimos. Os “visitantes” deste estúdio são convidados a escolherem uma fotografia por cada ano em que viveram para construirem a sua lanterna para a entrada no céu.
Além disso, podem voltar atrás no tempo e acompanhar um momento que lhes foi especial como se estivessem a assistir a uma curta película da sua vida. Com o processo realizado, cada falecido parte assim para o que dizem ser a passagem eterna e deixa o leitor com aquele momento quentinho e reconfortante sobre o poder das boas memórias.
Vale a pena ler A Lanterna das memórias perdidas?
De fato, o livro traz uma história curta e comovente sem qualquer pressa e com a capacidade de colocar o leitor a refletir sobre as emoções e experiências da vida como a passagem para a morte. Portanto, A Lanterna das Memórias Perdidas é uma leitura de conforto para quem tem o coração no lugar. Mas, acima de tudo, é uma forma de lembramos o quanto tudo pode ser complexo e vivido.