V.E. Schwab é uma autora incrível que sempre se aventura em novos universos, trazendo histórias originais e cativantes. Às vezes, ela pode até cometer algum deslize, mas, na maioria das vezes, acerta e encanta seus leitores. Hoje quero contar um pouco sobre o livro A Bruxa de Near, publicado no Brasil pela editora Galera.
Conheça a história de A Bruxa de Near
Nada nunca muda em Near. Os habitantes da aldeia vivem, amam e morrem entre si, sempre sob o vento incessante. Lexi Harris já se conformou com essa rotina e tenta combater o tédio caminhando pela charneca e visitando as irmãs Thorne, as únicas bruxas da cidade.
Porém, a chegada inesperada de um estranho em Near abala a pacata estrutura da cidade. De onde ele veio? Por que parou ali? Não bastasse sua presença, a chegada desse desconhecido traz consigo eventos trágicos: crianças da cidade começam a desaparecer, sumindo de suas camas durante a noite.
Intrigada pela presença do estranho e assustada com o que está acontecendo em sua aldeia, Lexi decide investigar esses mistérios. Ao fazer isso, ela precisará enfrentar os segredos da aldeia e a lenda da Bruxa de Near.
Uma história envolvente e rápida
Uma das características de V.E. Schwab é sua escrita deliciosa, que ao mesmo tempo é detalhada, fluida e envolvente. Ela faz com que o leitor seja transportado para a história e se sinta parte dela. Em A Bruxa de Near não é diferente. A única diferença é que essa é uma história curta, que você consegue ler em poucas horas.
Por ser um livro curto, a história é bem redonda, com início, meio e fim, não deixando aquele gostinho de “quero mais” e sem enrolação. O começo pode ser um pouco lento, mas isso é compreensível, pois se trata da introdução ao que acontece em Near. Além disso, os capítulos são bem curtos, o que ajuda a dar ritmo à leitura, sempre dá para ler “só mais um”.
A história de A Bruxa de Near é muito focada na protagonista, Lexi, sem dar muito espaço para outros personagens. Aqui, não temos uma narrativa centrada no desenvolvimento ou amadurecimento da protagonista, até porque não há tempo para isso. Entretanto, conseguimos tirar algumas boas reflexões a partir do personagem misterioso, que realmente acrescenta muito à história. Ainda assim, gostei da Lexi como protagonista.
+ Leia também: Um café e um feitiço para viagem: Um romance mágico e picante
Conclusão
A Bruxa de Near se encaixaria como um conto. É uma história rápida, com início, meio e fim, mas sem grande aprofundamento nos personagens. O foco é na situação e naquele momento específico. É uma ótima escolha se você procura uma leitura rápida, leve e ao mesmo tempo instigante, pois o clima de mistério sobre o que está acontecendo com as crianças vai te envolvendo e prendendo a cada página.
Há momentos que podem irritar, especialmente quando Lexi é questionada várias vezes sobre sua capacidade por ser mulher. Mas, mesmo isso incomodando, é interessante ver como a personagem lida com essas provocações seguindo o que acredita ser certo.
No geral, V.E. Schwab entrega uma história completa. Para quem gosta de romance, fantasia, mistério e um toque de suspense, essa é uma leitura que agrada a todos os públicos e todas as idades. Recomendo fortemente A Bruxa de Near.