...

2017 foi o ano em que o mundo cinematográfico chorou com a história de soldados britânicos que ficaram presos em uma cidade francesa e eram bombardeados dia e noite pelos alemães. Dunkirk chegou as telonas do cinema sendo exaltado como uma obra de arte dirigida por Christopher Nolan, e por toda essa repercussão, e também qualidade, é claro, o filme está concorrendo em 8 categorias do Oscar 2018. Mas até onde será que tudo que aparece no filme é verdade?

Para começar, muitas pessoas ficam confusas de como se pronuncia e como se escreve realmente o nome. Dunkerque ou Dunkirk? A primeira opção podemos dizer que é a mais certa, pois é a forma em francês, já a outra é a americanizada e a mesma utilizada para o nome do longa.

Resultado de imagem para dunkirk filme
(Divulgação/Reprodução)

Confira a nossa crítica do filme Dunkirk

Dunkerque é uma cidade portuária na França que faz fronteira com a Bélgica, e foi lá, em maio de 1940, que aconteceu a batalhe de Dunkerque, logo no começo da Segunda Guerra. Os nazistas estavam avançando para o oeste em direção à França, e depois de vencer a Holanda e a Bélgica, a tropa alemã deixou ainda mais acuados os franceses e ingleses que lutavam ali em Dunkerque.

Não havia esperança, os alemães já haviam percebido movimentação de navios de guerra e transportes ingleses para socorrer os soldados ilhados. O almirantado em Londres ordenou o início da Operação Dínamo, que deveria evacuar o máximo de homens possível de Dunkerque. A ideia era que em dois dias, no máximo, daria para salvar 45 mil pessoas.

Avião inglês de reconhecimento sobrevoa Dunquerque durante a evacuação (Royal Air Force official photographer/Divulgação)

Foram 222 embarcações de guerra envolvidas e mais 665 barcos civis. Os navios iam desde mercantes, corvetas, navios de transporte, embarcações fluviais, salva-vidas, barcos de pesca e outras embarcações pequenas até rebocadores e navios costeiros.

Ao mesmo tempo, Hitler ordena uma ofensiva em que os aviões alemães fariam de tudo para impedir o trabalho de resgate na costa. E foi aí que, além da terra, surgiu a batalha no ar, com caças britânicos, canadenses e poloneses lutando para manter o espaço aéreo livre. Mas o milagre acontece e cerca de 338.226 homens foram salvos, 70 vezes mais do que o planejado pela guarda britânica.

Para trazer toda essa verdade as telonas, Nolan contou ao apresentador britânico Joshua Levine, como foi todo o processo de produção do livro. O diretor deixou claro que não se inspirou em nenhuma história real para o roteiro e acrescentou: Eu não vejo isso como um filme de guerra. Vejo como uma história de sobrevivência”. Mesmo assim o personagem do ator Kenneth Branagh, o comandante Bolton, tem muita semelhança com o verdadeiro capitão britânico, William Tennant, que ficou conhecido pelo esforço e dedicação de levar o máximo de soldados de volta para casa.

Todas essas e outras curiosidades contadas pelo próprio diretor do filme estão disponíveis e registradas na obra Dunkirk: A História Real Por Trás do Filme. Aqui no Brasil foi publicado pela Harper Collins. Então, para quem gosta de um bom filme e uma boa história, esse é um livro maravilhoso.

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI