Odisseia Estelar: Kim Bo-Young explora as forças que regem o universo

Lançado pela Suma, do Grupo Companhia das Letras, Odisseia Estelar, de Kim Bo-Young, explora as forças que regem o universo. Mas, acima de tudo, aquelas que movem a humanidade: o amor, a esperança, a criação, a destruição e o significado da existência. Por isso, vamos falar tudo sobre Odisseia Estelar:
Veja também- Lançamentos da Companhia das Letras em Outubro
Sinopse:
Em duas histórias independentes, mas interligadas — “Estou esperando você” e “Estou indo até você” –, Kim Bo-Young narra, com maestria, o amor atemporal de um par que tenta, através da relatividade, retornar à Terra simultaneamente para, enfim, se casarem. No entanto, imprevistos no espaço-tempo adiam cada vez mais a data da cerimônia e, no transcorrer dos séculos na Terra, os noivos se deparam com um cenário irreconhecível. Diante de toda a desesperança que os desafios das longas jornadas espaciais e as mudanças no planeta despertam, a única coisa que persiste e permanece imutável entre eles é o anseio de estarem juntos.
Já em “Pessoas a caminho do futuro”, Selene vive sozinha na residência espacial que há anos é comandada pelas mulheres da sua família. Num ambiente em que não é possível distinguir entre o dia e a noite, ela passa o tempo trabalhando, cuidando da casa e lendo os livros que pertenceram a suas ancestrais. Isso até ser surpreendida por um jovem cuja aparente linguagem grosseira revela um dispositivo-tradutor antiquado. Afinal, por qual motivo, senão uma confusão idiomática, ele teria dito que planeja ir aos “confins do universo”?
Ao conciliar pontos fundamentais da cultura e da sociedade sul-coreana a temas memoráveis que espelham a essência dos questionamentos da humanidade, esta Odisseia estelar conduz os leitores por um universo imenso enquanto reflete sobre a individualidade e a busca pelo sentido da vida.
Quem é a autora?
Kim Bo-Young nasceu em 1975, na Coreia do Sul. É uma das autoras mais importantes e influentes de ficção científica e de fantasia do país. Ganhou o prêmio Korean Science & Technology Creative Writing com sua primeira novela, publicada em 2004, e o prêmio anual South Korean SF Novel três vezes. Sua coletânea de histórias traduzida para o inglês, On the Origin of Species, foi finalista do National Book Award em 2021. Além de escritora, é palestrante, jurada e editora. O trabalho de Kim é amplamente popular e recebeu elogios do premiado cineasta Bong Joon-ho, diretor de Parasita, com quem a autora colaborou como consultora de roteiro para o filme Expresso do amanhã (2013). Odisseia estelar é sua primeira obra publicada no Brasil.
O que esperar do livro Odisseia Estelar?
Se você for ler Odisseia Estelar, pode esperar algo bem diferente de ficção científica mais tradicional centrada apenas em tecnologia ou ação. Kim Bo-Young vai usar o espaço, as estrelas, o tempo e as distâncias como metáforas poderosas, contando histórias que nos obrigam a olhar para dentro, para aquilo que nos move enquanto seres humanos. Afinal, é uma coletânea de ficção científica que transcende o espaço como mero cenário, explorando temas universais como amor, esperança, livre-arbítrio e o sentido da existência, através de narrativas que confrontam o humano com o vasto desconhecido, o tempo distorcido, e a solidão de quem se move entre as estrelas, mantendo acesa a chama da humanidade mesmo quando o universo parece impiedoso.




