Mary Del Priore lança aventuras juvenis que revisitam o Brasil colonial

Lançados pela Unesp, Mary Del Priore lança aventuras juvenis que revisitam o Brasil colonial, com A descoberta do Novo Mundo e A viagem proibida. Aliás, as obras chamam o público jovem a mergulhar em dois momentos centrais da história do Brasil: o início da colonização portuguesa e os anos que antecederam a Inconfidência Mineira. Por isso, vamos falar de Mary Del Priore lança aventuras juvenis que revisitam o Brasil colonial:
Veja também- Bienal do Livro 2025 divulga novidades e sua programação completa
A descoberta do Novo Mundo
Em A descoberta do Novo Mundo, a autora recua no tempo para o início da ocupação portuguesa no território americano. Acompanhamos Paulo e Pedro, dois garotos enviados ao Brasil como “meninos-língua” – tradutores improvisados entre europeus e indígenas – que embarcam em uma caravela ao lado de degredados e personagens enigmáticos, como Branca, uma mulher temida por sua fama de bruxa.
Em terra firme, os jovens enfrentam os perigos da mata e dos rios, o embate entre jesuítas e indígenas, e até o choque com franceses fundadores da efêmera França Antártica. A narrativa mostra como se davam os primeiros contatos coloniais e revela o papel dos esquecidos na construção da história brasileira.
A viagem proibida
Nas trilhas do ouro, o leitor acompanha a trajetória de Afonso, jovem português que chega ao Brasil com o pai e o irmão gêmeo no período de efervescência da Vila Rica de Ouro Preto. Separado da família, Afonso é acolhido por um quilombo e passa a conhecer de perto a resistência negra, enquanto acompanha os movimentos que levariam à conspiração dos inconfidentes.
Com linguagem acessível e ambientação precisa, o romance juvenil reconstrói os debates políticos e econômicos da época, o declínio da mineração, os excessos da Coroa portuguesa e as tensões entre colonizadores e a população local, dando voz também aos quilombolas e suas formas de organização social.
Além disso…
Ao unir pesquisa histórica consistente a uma linguagem acessível e empolgante, Mary Del Priore reafirma seu papel como uma das principais divulgadoras da história do Brasil para diferentes públicos. Com esses dois lançamentos voltados ao público juvenil, a autora contribui para aproximar jovens leitores de temas fundamentais do passado nacional, valorizando tanto a complexidade dos eventos quanto a pluralidade de vozes que os compõem.
Quem é a autora?
Mary Del Priore é doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Lecionou História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) dessa instituição e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.




