Comparar Marvel e DC é como comparar uma maçã vermelha com uma maçã verde. Algumas pessoas gostam das vermelhas e algumas gostam das verdes. Alguns se acham melhores do que as outros e argumentam que seus bonecos colecionáveis são mais valiosos do que os dos outros. Para isso, iremos apresentar algumas diferenças entre essas duas grandes empresas do mundo nerd e como elas influenciaram uma grande geração.

Tanto Marvel quanto DC se esforçaram muito para construir cada passo da vidas de seus heróis. É fácil que o fã associe personagens da Marvel à jornadas paralelas ao mundo real. Homem-Aranha, Capitão América e vários dos X-Men, por exemplo, enfrentaram – e ainda enfrentam – dilemas comuns às vidas dos leitores. Na DC, esses dilemas não são o principal foco. No entanto, mesmo explorando origens muitas vezes mitológicas, as histórias da casa do Superman tendem a trazer aventuras épicas repletas de metáforas, que, uma vez entendidas pelos leitores, tornam-se muito relacionáveis.

Não é segredo que a DC como editora se consagrou alguns anos antes da Marvel. Seus maiores personagens foram criados no final dos anos 30, com algumas exceções surgindo nos anos 40 e 50. Já a Marvel possui um histórico um tanto diferente. Apesar de Capitão América e Namor terem se tornando grandes personagens na década de 40, a Casa das ideias, como editora, só alcançou o estrelato no início dos anos 60, quando Stan Lee e Jack Kirby viram na Era de Prata uma forma de humanizar os heróis, ditando um estilo narrativo que é emulado por grandes escritores até hoje.

Confira Também: Marvel vs DC: Vingadores e Liga da Justiça

Uma forma de humanizar as histórias foi trazendo uma relação mais próxima da ficção científica para os quadrinhos da Marvel. O Quarteto Fantástico é um dos maiores exemplos de como a Marvel foi versátil com o tema. O Homem-Aranha também possui essa pegada, e no início, os X-Men beiravam esse território. Enquanto isso, o material da DC continuou seguindo por um caminho muito mais fantasioso.

Com o tempo, a DC deixou a fantasia de lado e conseguiu conciliar as lições de moral de seus personagens divinos com abordagens bastantes sci-fi. Superman: Grandes Astros é um dos maiores exemplos de como a DC provou seu domínio sobre ambos os estilos literários.

Muitos dos personagens proeminentes da Marvel foram criados para integrar equipes. Os X-Men, Quarteto Fantástico e Vingadores são exemplos de como os escritores da Marvel tendem a criar personagens aptos para mais tarde entrarem em grupos super-heróicos. No entanto, o conceito de Universo Compartilhado em Histórias em Quadrinhos surgiu nas páginas da DC, com A Sociedade da Justiça da América em 1940. Depois da Era de Prata, a editora passou a focar nas histórias individuais de cada um deles. De maneira singular, a DC costuma estabelecer grandes nomes e mais tarde, quem sabe, integrá-los em alguma super equipe.

Confira também: Próximos filmes entre 2018 e 2019 da Marvel

A Marvel geralmente usa localidades reais como, por exemplo, Nova Iorque. Enquanto a DC usa, principalmente, cidades fictícias inspiradas em cidades reais. Gotham, Metrópolis, Central City, Star City, são todas inspiradas em grandes metrópoles norte americanas, mas ainda assim possuem suas singularidades.

Tanto Marvel quanto DC já definiram o tom que abordarão em suas histórias cinematográficas ao longo dos próximos anos. A Marvel segue o que Jon Favreau definiu com o primeiro Homem de Ferro, enquanto da DC vive do legado do Cavaleiro das Trevas do Christopher Nolan até o recente Liga da Justiça.

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem