Margô está em apuros: Um romance sobre o caos da vida real

Lançado pela Rocco, Margô está em apuros, mas não do tipo que você está acostumado a ver nos romances por aí. Aliás, a obra de Rufi Thorpe trará uma escrita irreverente e sensível, abordando temas como maternidade jovem, julgamentos sociais e autonomia feminina. Por isso, vamos falar sobre Margô está em apuros:
Veja também-Resenha: O Abismo de Celina, de Ariani Castelo
ATENÇÃO: TEM CONTEÚDO ADULTO
Sinopse:
Margô está em apuros. Aos dezenove anos, ela engravida de um professor da faculdade, é demitida do emprego de garçonete — que odiava, mas era a única coisa que sabia fazer — e se vê presa no dilema moral de ter ou não o bebê.
Sua mãe avisou que um filho acabaria com sua vida. Já o pai da criança se mostrou superdisposto a ajudar… com o aborto. Desejando fazer o que considera correto e sem querer dar aos dois o gostinho de lhe dizer o que fazer, Margô escolhe prosseguir com a gravidez, mas não contava com a hostilidade com que o mundo a trataria. Ela sempre acreditou que, se fosse uma boa pessoa e fizesse a coisa certa, receberia em retorno alguma empatia no momento que mais precisasse. Ledo engano.
Com a chegada do bebê, as coisas ficam ainda piores: ela não só está desempregada como não tem mais com quem dividir o aluguel do apartamento enorme onde mora, já que suas colegas decidiram dar no pé e deixá-la sozinha com o filho. Afinal, ela que fez, ela que lute…
Sem muitas opções, Margô cria um perfil no OnlyFans para oferecer avaliações de paus. Inusitado, sim, e por que não? Hoje em dia se faz resenha de tudo. Resgatando seu talento para a escrita, deixado de lado desde que largou a faculdade, ela encontra uma forma de sustentar a si e ao filho. Conforme as finanças melhoram, porém, seus dilemas mudam, porque, bom… a vida acontece. Margô precisará escolher quais valores seguir e como lidar com os novos desafios que surgem pelo caminho. Com muita irreverência e bom humor, claro, como seria de esperar de alguém que compara pintos com Pokémons na internet.
Quem é a autora?
Rufi Thorpe é autora de Dear Fang, with Love; The Knockout Queen, finalista do prêmio PEN/Faulkner; e As garotas de Corona del Mar , semifinalista dos prêmios International Dylan Thomas e Flaherty-Dunnan para romances de estreia. Margô está em apuros foi eleito livro do ano pela Amazon e Bookseller, além de finalista dos prêmios dos melhores de ficção, de 2024, da Kirkus e do Goodreads. Uma adaptação do romance está em desenvolvimento pelo estúdio A24 para a Apple TV. Thorpe mora em Los Angeles com o marido e os dois filhos.
O que esperar do livro Margô está em apuros?
De fato, esse é um livro bem interessante, especialmente, que mistura humor ácido, crítica social e uma protagonista carismática em meio ao caos da maternidade solo e da precariedade financeira. Além disso, a narrativa é marcada por uma escrita irreverente e sensível. O livro foi eleito como um dos melhores do ano pela Amazon e Bookseller, além de finalista dos prêmios de ficção de 2024 da Kirkus e do Goodreads. Sem contar que uma adaptação para a Apple TV está em desenvolvimento pelo estúdio A24.




