A análise de hoje será sobre o livro A Barraca do Beijo, da autora Beth Reekles, com o filme de mesmo nome do diretor Vince Marcello. Lembrando que esse post possuiu muito spoilers. Por esta razão, se você não viu o filme ou ainda não leu livro, e tem muita vontade, é melhor parar por aqui.

Similarmente ao livro, no filme A Barraca do Beijo temos os mesmos personagens e sem mudar muito a história. O único que ganha destaque é Lee. Ele é melhor amigo de Elle, que são inseparáveis desde pequenos. No livro temos uma outra ideia do relacionamento dos dois, eles são como irmãos, unha e carne. É fofo ler sobre como um completa o outro de forma pura e não carnal.

Prontos para o spoiler?

A Barraca do beijo é uma adaptação de livro do mesmo nome
Os personagens Elle e Lee tem atitudes um pouco diferente entre o livro e o filme

Enquanto isso, no filme temos uma dupla com Lee e Elle muito infantilizados. Diferente do livro, o Lee é muito infantil, possuiu um ciumes inexplicável com Elle e simplesmente é bobo. Assim como Lee, Elle também é infantil, mesmo com muita personalidade ela parece não querer acordar para as responsabilidades. Mas calma isso não é uma critica. Apesar de parecer uma crítica, é só o deferencial do livro que temos personagens com atitudes no mínimo coerentes a idade. Entretanto, isso não significa que a Elle do livro seja 100% certa, pelo contrário. Porém, ela é muito menos boba que no filme.

A Barraca do Beijo | Razões para se apaixonar pelo novo filme da Netflix

Ainda sobre a amizade de Elle e Lee, no livro não existe essa lista besta do que não podem fazer. A questão de não poder namorar Noah é algo mais da cabeça de Elle. Isto porque tem medo de contar ao melhor amigo que está apaixonada pelo irmão. Ainda assim quando ele descobre, Lee não fica com raiva por ela está namorando o irmão e sim por ela ter mentido. Certamente isso soa mais “grave”, esconder um segredo, do que um simples ciumes do irmão.

Em contrapartida, no filme Lee quando descobre apresenta uma atitude tão infantil, tão idiota. Aliás, a história já começa tosca com a regra de que Elle não poder nem se quer olhar Noah com ar de desejo. E tudo piora, como disse anteriormente, quando Lee surta ao saber do namoro. Esse foi um dos pontos que me irritou no filme, antes mesmo de ler o livro.

Filme a barraca do beijo Elle e Noah
No livro, Noah é muito violento e gosta de brigar por tudo

Violência romantizada

O livro apresenta um Noah um pouco diferente, muito mais Bad Boy e foca na questão da violência. Como a própria personagem diz, Noah é viciado em briga. A autora dedica boa parte da história nessa personalidade do personagem. O que estraga um pouco é a forma como ela romantiza essa violência. O garoto é agressivo com as pessoas, não pode ser contrariado. Ainda que não fosse grosseiro com Elle. Porém, a imagem que temos é que ela era a única que o “aceitava” ser assim e por conseguir domar a raiva dele. Ok lindo, porém ele precisa também de ajuda médica, urgente.

No filme essa visão de Noah ficou mais aliviada. Aqui, temos um bad boy porém muito mais com a pagada de galão do que uma pessoa violenta. Talvez essa jogada seja uma forma de amenizar o assunto polêmico sobre agressividade. Pois Noah realmente é um homem violento e Elle está disposta a fechar os olhos para isso por conta do amor. Uma questão bem delicada que cabe um milhão de discussão, principalmente nos dias atuais. Entretanto, vamos tentar levar em consideração que talvez a autora estivesse em um dia de quase contos de fadas.

A história de ambas versões são bem similares. No caso do filme, ele conseguiu ser autentico tendo seus pontos negativos e positivos. Em conclusão, A Barraca do Beijo é uma história legal de ler e assistir. Porém ainda acho que o nome poderia ser outro, não pelo filme, mas sim pela situação no livro.

CONFIRA TAMBÉM: CRÍTICA A BARRACA DO BEIJO 2

 

filme A Barraca do Beijo pode ganhar continuação
O filme A Barraca do Beijo pode ganhar continuação

Elle, Lee e Noah continuam

Se você acha que a história desse trio acaba por ai, está super enganado. A Barraca do Beijo tem um livro paralelo, intitulado A Casa da Praia, que narra o período em que Elle e Noah se curtiram antes dele ir para a faculdade. Pelo contrário do que você pensa, o livro em si não acrescenta muito coisa. Afinal, queremos saber o que acontece depois que Noah vai para faculdade e não o que o casal fez durante as férias de verão.

Com finalidade de tentar dar essa respostas para os fãs, a Netflix, anunciou que está pronta para preparar A Barraca do Beijos 2. Agora só temos que esperar para saber se teremos, no mínimo, um amadurecimento dos personagens. Visto que isso foi um dos pontos negativos do filme e que boa parte de quem assistiu reclamou.

Mesmo com toda essa crítica, eu estou muito ansiosa para essa segunda parte do livro. Aliás, já fiz uma pequena lista de assunto que podem surgir na história. No entanto, isso fica para outro post.

Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem