A literatura é capaz de mudar vidas e perspectivas, por isso, trouxemos alguns livros infantis que trazem lições para todos. Afinal, se podemos embarcar em aventuras e emoções, desde a infância, também podemos aprender coisas novas, ao longo da jornada. Portanto, confira livros infantis que trazem lições para todos:
Veja também: Conheça a nova aventura de Asterix e a filha de Vercingetorix
Meu corpo pode, de Katie Crenshaw e Ady Meschke
Nunca é cedo demais para aprender a se amar! Se o mundo está pronto para dizer às nossas meninas que elas não são suficientes – boas, bonitas, magras o suficiente -, que essas páginas as ensinem desde muito pequeninas que, nesse caso, quem está errado é o mundo mesmo.
Com ilustrações divertidas e frases inspiradoras, Meu corpo pode é ideal para abordar a relação das meninas com seus corpos e ensiná-las, desde muito cedo, que uma relação amorosa com seu corpo pode proporcionar experiências deliciosas como um bolinho de amora e muito mais divertidas e alegres do que qualquer dieta da moda.
Leia também- Conheça o livro “Meu Corpo Pode”, de Katie Crenshaw e Ady Meschke
Charlie Mackesy oferece inspiração e esperança neste lindo livro, seguindo a história de um menino curioso, uma toupeira gananciosa, uma raposa cautelosa e um cavalo sábio que se encontram em situações às vezes difíceis, compartilhando seus medos e suas descobertas sobre vulnerabilidade, bondade, esperança, amizade e amor.
As aventuras e as conversas entre os quatro amigos tem tocado leitores de todas as idades, sendo partilhadas na internet, recriadas em aulas de arte, penduradas nas paredes de hospitais e transformadas em tatuagens.
Malala – A menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca
Este é um dos livros infantis mais comovents, pois traz a história da paquistanesa Malala Yousafzai. A protagonista nada mais é que a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Em função da sua luta pela direito à educação das mulheres, chegando inclusive a sofrer um atentado que colocou sua vida seriamente em risco.
O livro ilustrado pela jornalista brasileira Adriana Carranca traz detalhes sobre a vida durante uma guerra, a situação da mulher em países de religião muçulmana, e a luta para se conseguir o básico, como ir a uma escola.
Amor de cabelo, de Matthew A. Cherry e Vashti Harrison
O cabelo de Zuri é mágico. Ele pode ser trançado e enrolado para combinar perfeitamente com uma tiara de princesa ou uma capa de super-heroína. E Zuri sabe que seu cabelo é lindo! Mas um dia superespecial pede um penteado mais especial ainda. A mãe de Zuri está voltando para casa depois de um tratamento médico. E, embora ainda tenha muito o que aprender quando se trata de cabelo, o pai da menina é o responsável por ajudá-la a montar o penteado perfeito para receber a mãe.
Ele fará qualquer coisa para deixar a filha feliz, até mesmo aprender a diferença entre trança nagô e trança twist. Comovente e empoderador, Amor de cabelo enaltece o carinho ao próprio cabelo, o amor entre pais e filhas e a felicidade que preenche aqueles que podem se expressar livremente.
Anton sabe fazer mágica, de Ole Könnecke
Anton tem um chapéu de mágico e acha que por isso consegue fazer os seres vivos sumirem e reaparecerem. Seu amigo Lucas não acredita. Até ver com os próprios olhos. Nesta obra, o texto apresenta a perspectiva do personagem Anton, e a imagem nos mostra o que acontece enquanto ele está de olhos fechados: a realidade.
É do contraste das informações entre texto e imagem que surge a ironia, revelando com certa beleza o olhar ingênuo do personagem. Um olhar bastante comum na infância, que os adultos também carregam em suas memórias.