...

Existe uma guerra nada silenciosa que acontece entre os fãs da DC Comics, devido as mudanças de estilo de apresentar as histórias dos heróis ou equipes. Isso é muito comum nos quadrinhos e nos desenhos animados , já que tiveram inúmeras transformações, como ocorreu com “Os novos 52”, um relançamento das histórias da editora, e também com a série animada dos Jovens Titãs.

Em 2002 estreou na TV americana uma série animada chamada Teen Titans, pelo Cartoon Network. O desenho só chegaria no Brasil em 2004, pelo Cartoon Network Brasil e também pelo SBT, intitulado Jovens Titãs. O desenho fez um grande sucesso na época, que teve cinco temporadas e um longa metragem, além de fortalecer um crescimento profissional entre Warner Bros e DC Comics. Foi um pacote incrível que manteve a paixão por super heróis, junto com a animação da Liga da Justiça/Liga da Justiça sem limites e Super Choque. Porém, Jovens Titãs acabou, assim como vários outros desenhos acabaram depois de suas várias temporadas e aventuras… Vida que segue, certo?

Errado!

Em 2013, o Cartoon Network anunciou um novo desenho onde utilizaria esses personagens, chamado Teen Titans Go! (Jovens Titãs em Ação, no Brasil) e, embora não seja uma continuação de Jovens Titãs e não seja canônica, os fãs perderam a cabeça ao ver que o desenho não era o que eles esperavam que fosse igual ao anterior.

Jovens Titãs em Ação versão 2013
Jovens Titãs em Ação – 2013

Cada um possui seu estilo e um público alvo a ser distribuído, sendo que as principais diferenças entre a primeira e a segunda versão são, claro, o estilo em termos de tempo, roteiro, continuidade, arte e design de som. Em 2002, Jovens Titãs foi uma homenagem à moda popular de anime/mangá da época. A série não apenas invocava com frequência muitas referências e temas relacionados a animes populares, como foi considerada oficialmente um pseudo-anime e teve ninguém menos que a banda japonesa Puffy AmiYumi cantando sua música tema. Sendo que o longa metragem foi um desafio em Tóquio. Essa série foi concebida para agradar um público particular, e assim o fez.

Da mesma forma, Teen Titans Go! é uma progressão bastante linear do material de fonte original para a versão dos desenhos animados modernos, especialmente do mesmo canal. O humor é pastelão e absurdo, mas não é um humor completamente insípido e impensado. Como a maioria dos desenhos atuais (incluindo Steven Universo, My Little Poney, Uncle Grandpa, etc), a versão de 2013 é uma carta de amor aos anos 80. Teen Titans Go! apenas continua a tendência de se adaptar ao gosto do seu público, assim como Jovens Titãs abandonou a estética de Bruce Timm e abraçou a do momento (anime).

Jovens Titãs - 2002
Jovens Titãs – 2002

Além disso, “Jovens Titãs em Ação” é muito auto-consciente e vários episódios apresentam piadas internas da DC que só fãs com certo nível de conhecimento em quadrinhos e cinema são capazes de interpretar. Há referências tão impressionantes à DC e aos Titãs originais que provam que os produtores e roteiristas são realmente comprometidos com o material que têm em mãos. Algumas delas podem ser sutis, outras podem ser óbvias e ainda há outras que você encontrará escondidas quando menos esperar.

É claro que nada disso obriga ninguém a gostar de Teen Titans Go! Aliás, não há razão nenhuma que obrigue você a gostar de qualquer coisa que não queira. O problema é com as reclamações vazias e ódio gratuito que são diariamente dirigidos ao programa, como se a única razão da existência do desenho fosse puramente preencher as expectativas pessoais, em comparação a um programa anterior, de gente que não faz parte do público-alvo. Ambos são entidades inteiramente separadas, e o elenco e equipe estão tão determinados neste trabalho quanto estavam no anterior. Eu, particularmente, amo a versão de 2002, que marcou muito minha infância e foi um dos motivos de que comecei a me interessar mais por super heróis. Mas é claro que foi na minha época de infância, o público se transforma e o conteúdo também. Sendo que o Cartoon Network é um canal infantil e todos sabem disso, ou seja, eles irão focar no seu público-alvo.

Seja qual for sua versão favorita, tem que entender que cada geração é uma geração e isso não se faz melhor ou pior. Apenas respeite.

Resultado de imagem para Jovens Titãs 2002 gif

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI