...
Tudo sobre as polêmicas globo de Ouro

Saiba as polemicas envolvidas do Globo de Ouro

É fato que o Globo de Ouro sempre foi uma premiação polêmica, que divide opiniões com seus indicados e vencedores inesperados. Porém, é preciso um basta no meio de tantos problemas. A próxima edição da cerimônia, até então prevista para 2022, foi cancelada pela NBC. Isso após uma série de críticas recebidas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA). Por isso, vamos explicar, detalhadamente, o início da situação até o Globo de Ouro no futuro:

Início da Polêmica:

Essa não é a primeira vez que a premiação se envolve numa controvérsia. Já que até mesmo o comediante Ricky Gervais fazia piadas sobre a HFPA aceitando subornos para escolher seus vencedores. Todavia, os próprios membros da organização confirmaram que os comentários são reais. O longa Burlesque, por exemplo, recebeu a maioria das indicações após o envio de “mimos” para a equipe. Ou seja, a reputação dessa obra nunca foi equivalente ao que foi dito na época.

A polêmica chegou fora do limite em 2021, especificamente, quando foram anunciados os títulos que iriam para a corrida do Globo de Ouro, no início de fevereiro. Uma reportagem do Los Angeles Times detalha práticas duvidosas da Associação. Primeiramente, constataram que dos 87 membros, não há nenhum negro na organização. Isso explicaria a ausência de elogiadas produções lideradas por artistas negros.

Leia também: Globo de Ouro 2021- Veja os indicados dessa edição

Em segundo lugar, a matéria aponta que Netflix presenteou os membros com viagens de luxo à Paris, antes da série Emily In Paris receber suas 2 indicações no prêmio deste ano. A produção da plataforma foi mal-recebida pela crítica e suas indicações chegaram a ser questionadas por uma roteirista da própria série.

Entenda as polemicas do Globo de Ouro
A série “Emily em Paris” é um dos alvos de polêmicas do Globo de Ouro

Protestos contra a premiação:

No dia de sua exibição, o Globo de Ouro 2021 se mostrou pouco ousado em seu formato, de forma que nem as apresentadoras Tina Fey e Amy Poehler puderam salvar a cerimônia. Desde então, começou uma onda de pressões em Hollywood na busca por mudanças efetivas no quadro de membros do HFPA. Instituições como o Time’s Up e assessorias de imprensa lançaram campanhas para possíveis transformações. A Associação até tentou realizar algo, ampliará o número de integrantes em 50% nos próximos 18 meses, com foco em membros negros. Porém, não foi o suficiente.

Por isso, os protestos continuam. Algumas empresas como Netflix, Amazon e Warner Media cortaram relações com o HFPA até que a situação se torne mais diversa dentro do grupo. Artistas como Mark Ruffalo, Tom Cruise, Scarlett Johansson já declararam, publicamente, que estão contra a premiação. A NBC anunciou o cancelamento do Globo de Ouro 2022, declarando que só voltaria a exibir a premiação após a reestruturação da HFPA.

Confira também: WhiteWashing- os filmes pintados de branco

E quanto ao futuro?!

Mesmo não sabendo o que realmente será feito, precisamos de uma verdadeira transformação. A temporada de premiações não são apenas uma forma de ganhar troféus. É uma oportunidade de falar sobre o cinema com situações que vemos no dia-a-dia. Estamos numa sociedade dividida e enfrentamos o preconceito todos os dias. No entanto, o entretenimento tem influência na forma de popularizar vozes que ainda procuram seu espaço. Ou seja, uma forma de expressar que ninguém é invisível.

Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores Top Filmes com ex-RBD FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI