Das páginas para as telas: As adaptações literárias mais aguardadas

Das páginas para as telas, vamos conferir as adaptações literárias mais aguardadas, que serão lançados de 2026 e em diante. Aliás, as histórias que ganham vida nos cinemas ou nos streamings conquistando o seu espaço. Aliás, os próximos anos prometem uma leva de estreias que vai agitar os fãs de romances, fantasia e suspense. Portanto, confira as adaptações literárias mais aguardadas:
A Empregada, de Freida McFadden
Marcado para dezembro de 2025 nos cinemas, o filme acompanha Millie (Sydney Sweeney), uma jovem empregada que tenta passar despercebida pelos patrões. Contudo, ao se aproximar do gentil Andrew (Brandon Sklenar), começa a imaginar uma vida diferente — até se ver envolvida em tensões perigosas com Nina (Amanda Seyfried), a dona da casa.
A Hipótese do Amor, de Ali Hazelwood
Queridinho do BookTok e, para muitos, o melhor livro de Ali Hazelwood, A Hipótese do Amor vai ganhar as telas em 2026, com Lili Reinhart como Olive Smith e Tom Bateman no papel do enigmático Dr. Carlsen. A produção é da Amazon MGM Studios, já finalizou as gravações e aguarda apenas a data de estreia.
Veja também- A Hipótese do Amor: Adaptação com Lili Reinhart e Tom Bateman
De Férias com Você, de Emily Henry
A comédia romântica no melhor estilo friends to lovers traz Emily Bader como Poppy e Tom Blyth como Alex. A direção é de Brett Haley e a estreia está marcada para 9 de janeiro de 2026 na Netflix.
O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë
O clássico de Emily Brontë ganha nova adaptação, desta vez dirigida por Emerald Fennell (Saltburn). No elenco, Margot Robbie como Catherine Earnshaw e Jacob Elordi como Heathcliff. O lançamento está previsto para 12 de fevereiro de 2026. O teaser já gerou polêmica: alguns fãs criticaram as cenas mais sensuais e a caracterização de Elordi, considerado distante da descrição original de Heathcliff. Por enquanto, só nos resta esperar para ver como essa versão irá reinterpretar o amor obsessivo e trágico da obra.
Um Perfeito Cavalheiro, de Julia Quinn
Em 2026, chega à plataforma a aguardada 4ª temporada de Bridgerton, que adapta o terceiro livro da série de Julia Quinn, Um Perfeito Cavalheiro. A trama gira em torno de Benedict Bridgerton (Luke Thompson), o segundo filho da família, que prefere evitar as responsabilidades tradicionais de nobreza. Tudo muda quando ele conhece Sophie Beckett (Yerin Ha), uma jovem criada em circunstâncias humildes, que, às escondidas, participa de um baile de máscaras promovido pela família Bridgerton.

Verity, de Coleen Hoover
Um dos thrillers mais comentados do BookTok, Verity promete entregar suspense de sobra nas telas. O filme da Amazon MGM Studios terá Dakota Johnson como Lowen Ashleigh e Anne Hathaway como Verity Crawford. As filmagens já foram concluídas, e a estreia está prevista para 2 de outubro de 2026, após alguns adiamentos. As expectativas estão altíssimas por aqui.
Amores Improváveis, de Elle Kennedy
Também da Amazon Prime, com estreia prevista para 2026, a primeira temporada da série Off Campus já tem elenco confirmado. A trama inicial acompanha Garrett Graham (Belmont Cameli), capitão do time de hóquei da Universidade Briar, que precisa da ajuda da determinada Hannah (Ella Bright) para manter suas notas. A solução? Um acordo nada convencional que envolve fingirem estar namorando.
Filhos de Sangue e Osso, de Tomi Adeyemi
Previsto apenas para 2027, o filme já tem elenco de peso. Zélie (Thuso Mbedu) parte em uma jornada para restaurar a magia de seu povo, ao lado de seu irmão Tzain (Tosin Cole). Viola Davis (A Mulher Rei) e Cynthia Erivo (Wicked) também estão confirmadas na produção.
Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
Em 2026, a Netflix lança uma nova minissérie baseada no clássico de Jane Austen, publicado em 1813. Emma Corrin assume o papel de Elizabeth Bennet e Jack Lowden o do icônico Mr. Darcy. A obra já ganhou versões memoráveis, incluindo o filme de 2005 com Keira Knightley e Matthew Macfadyen, mas a aposta da Netflix é atrair o público que se apaixonou por romances britânicos desde o sucesso de Bridgerton.
Depois daquele Verão, de Carley Fortune
A Prime Video vai trazer a adaptação de Depois daquele verão, livro escrito por Carley Fortune, será adaptada pela plataforma de streaming. A história acompanha Persephone, ou Percy, que retorna para Barry’s Bay e reencontra Sam, seu melhor amigo e primeiro amor. Ambos sentem novamente uma conexão inegável que nunca foi esquecidas, mas algumas questões ainda precisam ser resolvidas.
Amanhecer na Colheita, de Suzanne Collins
Um dos títulos mais aguardados pelos fãs de distopias chega aos cinemas em 2026. A prequel de Jogos Vorazes narra o Quinquagésimo Jogos Vorazes, também conhecido como o segundo Massacre Quaternário. Dessa vez, quatro crianças de cada Distrito são escolhidas, mas apenas uma pode sobreviver. Haymitch (Joseph Zada), prestes a completar 16 anos, se vê no centro desse desafio brutal.
As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis
‘As Crônicas de Nárnia’, icônica saga de fantasia assinada por C.S. Lewis, ganhará uma nova adaptação pelas mãos da aclamada cineasta Greta Gerwig (‘Adoráveis Mulheres’, ‘Barbie’). Vale lembrar que a diretora ainda não revelou qual livro de Lewis está adaptando, mas há especulações de que ‘O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa‘ integrará a franquia. No total, os livros da saga já venderam mais de 100 milhões de cópias e foram traduzidos em mais de 47 idiomas em todo o mundo.




