Sarah J Maas é uma renomada escritora de alta fantasia, publicada aqui no Brasil pela Grupo Editorial Record. Seu romance de estreia foi o primeiro volume da série Trono de Vidro, que atualmente já está finalizada, aos dezesseis anos de idade.
Trono de Vidro – Sarah J. Maas
Sinopse retirada do site oficial da editora:
A magia há muito abandonou Adarlan. Um perverso rei governa, punindo impiedosamente as minorias rebeldes.
Aos 18 anos uma prisioneira está cumprindo sua sentença. Ela é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças, a sentença de morte é iminente, mas a jovem recebe uma proposta inesperada: representar o príncipe em uma competição lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Mas ela não diz sim apenas para matar, seu foco é obter sua liberdade de volta.
Se derrotar os 23 assassinos, ladrões e soldados, será a campeã do rei e estará livre depois de servi-lo por alguns anos. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, e ela está disposta a tudo.
Seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la, o capitão da guarda fará tudo para protegê-la. E uma princesa de terras distantes se tornará algo que Celaena jamais pensou ter novamente: uma amiga. Mas algo maligno habita o castelo – e está ali para matar. Quando os demais competidores começam a morrer, um a um e de maneira terrível, Celaena se vê mais uma vez envolvida em uma batalha pela sobrevivência e inicia uma jornada desesperada para desvendar a origem daquele mal antes que ele destrua o mundo dela. E sua única chance de ser livre.
Oficialmente a história de Celaena começa em Trono de Vidro, porém, existe o livro de contos intitulado A Lâmina da Assassina que conta sua história antes de ser presa nas minas de sal de Endovier. Todos os livros possuem um papel importante na história e devem ser lidos para melhor compreensão como um todo.
Ordem de leitura:
- Trono de Vidro
- Coroa da Meia Noite
- A Lâmina da Assassina (esse foi lançado depois, mas pode ser lido tanto em terceiro lugar, quanto antes de Trono de Vidro)
- Herdeira do Fogo
- Rainha das Sombras
- Império das Tempestades (a editora inicialmente separou os livros em tomo 1 e tomo 2, mas hoje já pode ser encontrado na internet em volume único)
- Torre do Alvorecer (esse livro é uma espécie de “outro olhar” acerca dos acontecimentos e é importantíssimo para conclusão da saga)
- Reino de Cinzas
Corte de Espinhos e Rosas – Sarah J Maas
Essa trilogia é extremamente popular entre os fãs da autora e de fantasia em geral. É popularmente conhecida por ACOTAR (sigla do nome original do livro: A Court of Thorns and Roses). A história oficial já foi concluída, porém um novo spin off será lançado ainda esse ano!
Sinopse retirada do site oficial da editora:
Ela roubou uma vida. Agora deve pagar com o coração. Num mundo dividido uma muralha mágica separa duas espécies. De um lado, os feéricos vivem dentro de suas fronteiras cheias de beleza e mistério; do outro, os humanos possuem apenas medo, desconfiança e dificuldades.
Feyre, filha de um casal de mercadores humanos e falidos, se torna caçadora para sustentar a família. Sua única alegria é observar as cores e sonhar em capturá-las. Mas, na floresta, coberta de neve tudo é branco e árido; como o ódio pelos feéricos que carrega no coração; como as telas que não pode comprar ou colorir. Até que um lobo cruza seu caminho… Sem hesitar, Feyre dispara uma flecha.
Após matar o lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para além do muro, uma terra mágica e traiçoeira – que ela só conhece por meio de lendas -, a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, Grão Senhor da Terra Primaveril. Um feérico com um segredo, escondido sob uma máscara. Ela descobre ainda que o então animal que havia assassinado era, na verdade, uma criatura mágica, uma fada zoomórfica transformada em lobo.
À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la todos estarão condenados.
Ordem de leitura:
- Corte de Espinhos e Rosas
- Corte de Névoa e Fúria
- Corte de Asas e Ruína
- Corte de Gelo e Estrelas (spin off)
- Corte de Chamas Prateadas (spin off, lançamento em 2021)
Cidade da Lua Crescente – Sarah J. Maas
O mais recente lançamento da autora chegou em 2020 com grandes elogios. Com a intenção de ser uma fantasia adulta +18, a autora cumpre o que promete e apresenta uma trama instigante e totalmente diferente de tudo que já lançou até então. Confira aqui a resenha do livro.
Sinopse retirada do site oficial da editora:
Bryce Quinlan tinha a vida perfeita – trabalhava duro o dia todo e festejava noite adentro -, até que um demônio assassina alguns de seus melhores amigos, deixando-a destruída e mudando sua vida para sempre. Sem entender como sobreviveu ao ataque da besta, a semifeérica tenta superar a perda, com o consolo de que o culpado por conjurar o demônio está atrás das grades. Mas quando os crimes recomeçam, dois anos depois e com as mesmas características, Bryce se vê no meio de uma investigação que pode ajudá-la a vingar a morte dos amigos.
Hunt Athalar é um notório anjo caído, agora escravizado pelos arcanjos que um dia tentou derrubar. As habilidades brutais de Hunt e força incrível foram definidas para alcançar um único objetivo: assassinar – sem perguntas – os inimigos do seu chefe. Mas com um demônio causando estragos na cidade, ele ofereceu um acordo irresistível: ajudar Bryce a encontrar o assassino, e sua liberdade estará ao seu alcance.
Enquanto Bryce e Hunt se aprofundam nas entranhas da Cidade da Lua Crescente, eles descobrem um poder sombrio que ameaça tudo e todos que amam, e encontram um no outro uma paixão ardente que teria o poder de libertar os dois, se eles apenas a aceitassem.
Por enquanto, há apenas o primeiro livro lançado. Porém, as expectativas estão altas pela continuação.