Hora de se encantar com a magia que envolve o Natal. Montar a árvore, acender as luzinhas coloridas, espalhar enfeites pela casa, colocar a meia na janela, comprar presentes, esperar o bom velhinho e reunir a família para a ceia. Se você não se importa de passar esta data longe de casa, há vários lugares no Brasil e no mundo onde dá pra aproveitar o clima natalino. Confira então dez destinos pelo mundo que se enfeitam e oferecem uma programação especial para celebrar o Natal. É um mais lúdico do que o outro e todos especiais para celebrar em família, antes mesmo do dia 25 de dezembro chegar.
1.Gramado(RS)
O Brasil é o país com mais católicos fora da Europa. Não à toa que boa parte da população adora o Natal e programa uma grande celebração em família para celebrar a virada do dia 24 para 25 de dezembro. O Natal Luz em Gramado é o principal destino do país para celebrar em grande estilo. A cidade exibe desfiles com alegorias, shows de música, dança e fogos de artifício. Como a programação é intensa, a dica é olhar o site do evento e fazer um roteiro para curtir em família.A festa começou no fim de outubro e em todas as noites, sempre às 21h, a cerimônia Show de Acendimento das Luzes é um espetáculo à parte. É uma cerimônia emocionante de som e efeitos sincronizados de iluminação na grande árvore de natal local. A Vila de Natal, na Expogramado, e a exposição de renas decoradas, no centro da cidade, também são programas tradicionais e imperdíveis. Quem for passear por lá, não pode deixar de se deliciar com o café colonial e rodízio de fondue, oferecido aos montes nos restaurantes da região.
2. Penedo(RJ)
Conhecida também como Pequena Finlândia, esta cidade no Rio não podia escapar do clima natalino. Como já é tradição uma Casa do Papai Noel é montada por lá para receber os visitantes. A cidade ganha luzinhas e enfeites natalinos. É possível ainda conhecer a fábrica de brinquedos do Papai Noel, ir aos Correios para enviar cartinhas a ele e assistir a apresentações de música, teatro e cinema.
3. Lapônia (Finlândia)
Falando na Finlândia, que tal passar o Natal na terra do bom velhinho? A Lapônia é conhecida como a terra natal do papai Noel, resume o que há de melhor no Natal. Muita neve, renas, luzes, pinheiros e personagens vestidos com as tradicionais roupas vermelhas.A região que faz fronteira com a Noruega, Suécia e Rússia, é rica em beleza natural com florestas, planícies brancas e auroras boreais. Ainda há o Sant Park –considerado o maior parque natalino do mundo– com oito mil metros quadrados, construído no interior de uma caverna. Trenzinhos, carrosséis e brinquedos típicos de todo parque de diversões fazem a alegria dos visitantes que ainda podem conhecer a cozinha da mamãe Noel, um globo de neve gigante e a Escola dos Elfos, entre outros atrativos.
4. Terra Santa (Jerusalém)
Nada mais encantador do que passar o natal onde a história do nascimento de Jeus aconteceu , não é mesmo? E por lá, na Terra Santa, especificamente nas cidades de Nazaré, Jerusalém e Belém, as atrações turísticas são mágicas para comemorar a data. Os presépios em tamanho real, feitos artesanalmente na Itália e esculpidos em madeira, impressionam com a reprodução de Jesus recém-nascido na manjedoura.O roteiro turístico começa em Nazaré, onde Maria recebeu o aviso do Anjo sobre a chegada do menino Jesus. Em Belém, oficialmente na Cisjordânia, fica a Basílica da Natividade, onde é rezada a Missa do Galo no dia 25. Nessa mesma Basílica há uma estrela onde indica o local exato do nascimento do menino Jesus. A estrutura turística ainda oferece boas opções de restaurantes e lojinhas. É um destino e tanto para passar o natal.
5. Nova York(EUA)
Quem ainda não foi, sabe pelos filmes que em Nova York, nos Estados Unidos, o Natal é imperdível até para quem não é católico. Além das casas ficarem todas decoradas com luzes de todas as cores e árvores gigantescas, tem as famosas vitrines de Natal, como a das lojas Macy’s, uma verdadeira atração à parte. A árvore de Natal do complexo comercial Rockefeller Center, com a popular pista de patinação, é outra atração imperdível.Não bastasse tanta beleza, o Central Park nessa época fica todo revestido pela neve, o que dá toda uma bossa para NY ser um destino para a lista dos amantes dessa festa. No dia 25 muitas pessoas jantam fora, então se a ideia for essa, é bom reservar com antecedência. Reunir a família para trocar presentes em casa, que nem aqui, também é tradição por lá.