Lançamento da Verus Editora, temos uma carta de amor à Síria e seu povo com “Enquanto houver Limoeiros”, de Zoulfa Katouh. Aliás, este romance ambientado durante a Revolução do país veio para mostrar a importância da esperança e do amor, em tempos difíceis. Portanto, confira mais de “Enquanto houver Limoeiros”:
Veja também: Galera Record lançará livro sobre os 10 anos de BTS
Sinopse:
Tendo como cenário a guerra da Síria, o livro é narrado por Salama Kassab, uma estudante de farmácia que vê sua vida virar do avesso e passa a trabalhar como voluntária no hospital de sua cidade. Transformada em médica para ajudar os feridos que chegam sem parar, ela tenta encontrar um jeito de sair do país antes que a cunhada, Layla, dê à luz. Os sentimentos são contraditórios: Salama quer ser leal à verdadeira Síria mas prometeu ao irmão, preso durante um protesto, que cuidaria da família.
O medo da jovem é personificado na forma de Khawf, uma entidade que a acompanha a cada movimento no esforço de mantê-la segura. Na busca pela sobrevivência, o caminho de Salama cruza com o amor de um garoto cujo destino é mais ligado ao seu do que ela jamais imaginaria. Antes que seja tarde, Salama deverá aprender a enxergar os acontecimentos como eles realmente são e decidir como gritar pela liberdade da Síria.
Quem é a autora?
Zoulfa Katouh nasceu no Canadá, de pais sírios, e atualmente mora na Suíça. Ela faz mestrado em ciências farmacêuticas e encontra inspiração digna do Studio Ghibli nas montanhas, lagos e estrelas ao seu redor. Quando não está falando sozinha na floresta, está bebendo café gelado, assando biscoitos e bolos lindos e contando para todo mundo que queira ouvir sobre como o BTS abriu caminho. Um de seus muitos sonhos é que Kim Nam-joon leia um livro seu. Se isso acontecer, ela vai morrer na mesma hora. “Enquanto houver Limoeiros” é seu romance de estreia.
O que esperar de “Enquanto houver Limoeiros”?
De fato, o livro veio para mostrar uma realidade que todos precisamos estar antenados, afinal, a Revolução da Síria deixou marcas no povo que se encontram presentes, até hoje. Mas, tudo isso, envolvido por uma história de amor iluminada, com uma orgulhosa muçulmana como protagonista. E o impacto desse enredo já adquiriu uma vaga como finalista do Goodreads Choice Awards e revelação ao British Book Awards de 2023. Sem contar que este é o primeiro romance YA a ser publicado no Reino Unido por um autor com raízes sírias. O impacto nas mídias sociais resultou no TikTok mais viral da editora britânica. Isso já mostra o quanto precisamos dar atenção a essa obra.