saiba mais do projeto social "Livros nas Praças"

Conheça mais o projeto social "Livros nas Praças"

Dentro da Bienal do Livro 2021, o projeto social “Livros nas Praças” está recebendo e apresentando o público sua ideologia. Através de um desejo forte e único, o ônibus-Biblioteca trazer conhecimento e iniciação da leitura na vida de crianças e jovens. Desde de 2012, essa mensagem já conquistou o coração de 300.000 visitantes leitores e percorreu mais de 68 comunidades no Rio de Janeiro. Para quem não conhece, vamos falar mais sobre o projeto social “Livros nas Praças”:

Veja também: Bienal do Livro 2021- O que você encontrará no evento?

O que seria o “Livros nas Praças”?

Esse projeto começou a circular no dia 7 de novembro de 2012 e tem como objetivo levar um ônibus adaptado como uma biblioteca volante e um acervo de 2.000 livros às comunidades do Rio de Janeiro. Sendo que também já esteve em 9 estados do Brasil. No entanto, a mensagem primordial é incentivar a leitura desde cedo. Assim como o acesso a informação e a ampliação de conhecimentos gerais.

Como funciona?

 

Veja tudo sobre o projeto social "Livros nas Praças"
O acervo do “Livros nas Praças” é formado 80% por livros de autores brasileiros

O Ônibus-Biblioteca funciona de forma itinerante, atendendo um local por dia. Ao completar o circuito de 10 comunidades, retorna a primeira e assim sucessivamente. Incluindo que funciona como um espaço de leitura, oferecendo empréstimos gratuitos de livros, mediante cadastro feito na unidade Móvel. Também, complementam com ações sociais de incentivo à leitura e atividades culturais paralelas, como teatro, palestras e entre outros.

O acervo é formado 80% por livros de autores brasileiros, como Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. Bem como o veículo oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

Acessibilidade:

Ainda que a biblioteca sobre rodas, financiada pelas Americanas, possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso. Aliás, isso inclui banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus como espaço de leitura. O projeto faz parte das iniciativas que integram o posicionamento de responsabilidade social das companhias. Tanto que tem a chance de atender leitores com deficiências motoras, visuais e auditivas. Quem quiser conferir durante a Bienal do Livro 2021, o Ônibus-Biblioteca está localizado no Pavilhão Laranja.

Veja mais sobre o projeto “Livros na Praça”:

FILMES DA TRILOGIA X DIRIGIDOS POR TI WEST Filmes originais da Netflix que são adaptações literárias Livros com o casal Ídolo e Fã! Filmes que são Dark Fantasy 6 livros da editora Intrínseca para o Dia Internacional da Mulher Histórias de Akira Toriyama Livros com o casal Grumpy x Sunshine FILMES DIRIGIDOS POR HAYAO MIYAZAKI NO STUDIO GHIBLI LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar?