Dentro da Bienal do Livro 2021, o projeto social “Livros nas Praças” está recebendo e apresentando o público sua ideologia. Através de um desejo forte e único, o ônibus-Biblioteca trazer conhecimento e iniciação da leitura na vida de crianças e jovens. Desde de 2012, essa mensagem já conquistou o coração de 300.000 visitantes leitores e percorreu mais de 68 comunidades no Rio de Janeiro. Para quem não conhece, vamos falar mais sobre o projeto social “Livros nas Praças”:
Veja também: Bienal do Livro 2021- O que você encontrará no evento?
O que seria o “Livros nas Praças”?
Esse projeto começou a circular no dia 7 de novembro de 2012 e tem como objetivo levar um ônibus adaptado como uma biblioteca volante e um acervo de 2.000 livros às comunidades do Rio de Janeiro. Sendo que também já esteve em 9 estados do Brasil. No entanto, a mensagem primordial é incentivar a leitura desde cedo. Assim como o acesso a informação e a ampliação de conhecimentos gerais.
Como funciona?
O Ônibus-Biblioteca funciona de forma itinerante, atendendo um local por dia. Ao completar o circuito de 10 comunidades, retorna a primeira e assim sucessivamente. Incluindo que funciona como um espaço de leitura, oferecendo empréstimos gratuitos de livros, mediante cadastro feito na unidade Móvel. Também, complementam com ações sociais de incentivo à leitura e atividades culturais paralelas, como teatro, palestras e entre outros.
O acervo é formado 80% por livros de autores brasileiros, como Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. Bem como o veículo oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.
Acessibilidade:
Ainda que a biblioteca sobre rodas, financiada pelas Americanas, possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso. Aliás, isso inclui banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus como espaço de leitura. O projeto faz parte das iniciativas que integram o posicionamento de responsabilidade social das companhias. Tanto que tem a chance de atender leitores com deficiências motoras, visuais e auditivas. Quem quiser conferir durante a Bienal do Livro 2021, o Ônibus-Biblioteca está localizado no Pavilhão Laranja.
Veja mais sobre o projeto “Livros na Praça”:
Ver essa foto no Instagram