...
saiba mais do projeto social "Livros nas Praças"

Conheça mais o projeto social "Livros nas Praças"

Dentro da Bienal do Livro 2021, o projeto social “Livros nas Praças” está recebendo e apresentando o público sua ideologia. Através de um desejo forte e único, o ônibus-Biblioteca trazer conhecimento e iniciação da leitura na vida de crianças e jovens. Desde de 2012, essa mensagem já conquistou o coração de 300.000 visitantes leitores e percorreu mais de 68 comunidades no Rio de Janeiro. Para quem não conhece, vamos falar mais sobre o projeto social “Livros nas Praças”:

Veja também: Bienal do Livro 2021- O que você encontrará no evento?

O que seria o “Livros nas Praças”?

Esse projeto começou a circular no dia 7 de novembro de 2012 e tem como objetivo levar um ônibus adaptado como uma biblioteca volante e um acervo de 2.000 livros às comunidades do Rio de Janeiro. Sendo que também já esteve em 9 estados do Brasil. No entanto, a mensagem primordial é incentivar a leitura desde cedo. Assim como o acesso a informação e a ampliação de conhecimentos gerais.

Como funciona?

 

Veja tudo sobre o projeto social "Livros nas Praças"
O acervo do “Livros nas Praças” é formado 80% por livros de autores brasileiros

O Ônibus-Biblioteca funciona de forma itinerante, atendendo um local por dia. Ao completar o circuito de 10 comunidades, retorna a primeira e assim sucessivamente. Incluindo que funciona como um espaço de leitura, oferecendo empréstimos gratuitos de livros, mediante cadastro feito na unidade Móvel. Também, complementam com ações sociais de incentivo à leitura e atividades culturais paralelas, como teatro, palestras e entre outros.

O acervo é formado 80% por livros de autores brasileiros, como Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato. Bem como o veículo oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

Acessibilidade:

Ainda que a biblioteca sobre rodas, financiada pelas Americanas, possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso. Aliás, isso inclui banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus como espaço de leitura. O projeto faz parte das iniciativas que integram o posicionamento de responsabilidade social das companhias. Tanto que tem a chance de atender leitores com deficiências motoras, visuais e auditivas. Quem quiser conferir durante a Bienal do Livro 2021, o Ônibus-Biblioteca está localizado no Pavilhão Laranja.

Veja mais sobre o projeto “Livros na Praça”:

DIA NACIONAL DO LIVRO NA INTRÍNSECA 10 Animes disponíveis na MAX Filmes e séries com Bill Skarsgård Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores