Veja tudo sobre Greve dos roteiristas 2023

Na manhã desta terça-feira (2), a Associação de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America) entrou oficialmente em greve. Após seis semanas de negociações, a medida foi firmada por um desacordo com a Aliança dos Produtores de Cinema e de Televisão. Como resultado, é possível que ocorram anúncios de cancelamentos de produções, mudanças no status de séries, paralisações e outras interrupções. Portanto, veja tudo sobre a Greve dos roteiristas 2023:

Motivos da Greve:

No dia 1 de maio, o WGA já havia ventilado a possibilidade de paralisação dos trabalhos ao emitir o seguinte comunicado: “As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje“. Segundo os roteiristas, a decisão foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, a falta de pagamento por ganhos residuais.

A greve envolve também uma questão de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede legislação para que IA não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos.

A WGA também teme que os estúdios gerem uma economia de pequenos empregos e que o trabalho dos profissionais do setor se torne “uma profissão freelancer”. Por isso, hoje em dia, é comum ver roteiristas trabalhando em mais de uma série ao mesmo tempo. Entre os envolvidos nas negociações estão Apple, Netflix, Amazon, Disney, Warner Bros. Discovery, Sony, Paramount e NBC Universal.

Confira tudo sobre Greve dos roteiristas 2023

Não é a primeira vez:

Esta é a primeira paralisação da classe desde 2008, quando inúmeros projetos foram afetados por uma pausa de 100 dias até que houvesse um acordo. Levando em consideração o movimento de 15 anos atrás, é certo que diversas produções serão interrompidas no meio do caminho, até que a situação se resolva. A maior greve da WGA aconteceu em 1988, com duração de 153 dias. Neste momento, não há como prever o encerramento das atuais manifestações.

O que acontecerá com as produções?

Séries:

  • A Casa do Dragão (HBO): As filmagens vão permanecer as mesmas, mesmo com greve
  • Abbott Elementary (Star+): “Nós somos uma série que escreve os roteiros enquanto os episódios vão ao ar (…) Se a greve for duradoura, nossa série não vai sair a tempo e isso pode mudar a quantidade de episódios, o que eu tenho certeza que irá frustrar muito as pessoas“, disse Brittani Nichols ao Democracy Now.
  • Cobra Kai (Netflix): Roteiristas interrompem produção do último ano;
  • Yellowjackets (Paramount+): “Tivemos exatamente um dia na sala dos roteiristas do terceiro ano de Yellowjackets. Foi incrível, criativamente revigorante e muito divertido, e estou muito animada para voltar assim que o #WGA conseguir um acordo justo“, escreveu a co-criadora, Ashley Lyle, no Twitter.

Talk shows e programas de variedade:

  • Por enquanto, os programas Last Week Tonight with John Oliver, The Late Show with Stephen Colbert, Jimmy Kimmel Live, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers não vão entrar ao vivo em respeito à paralisação. Todos os programas mencionados vão exibir, no lugar, gravações repetidas até novo aviso;
  • Saturday Night Live cancelou o programa que seria apresentado por Pete Davidson, que iria ao ar neste sábado (6).

Premiações:

  • O Emmy 2023 ainda não está em perigo, mas pelas circunstâncias, a TV Academy afrouxou as regras para o envio de produções de canais de TV e streaming. Anteriormente, o cancelamento da participação no FYC acarretaria uma multa pesada, mas, segundo o THR, as empresas terão três opções: prosseguir com o combinado, fazer ajustes no painel e apresentar coisas diferentes ou cancelar a participação.

 

LANÇAMENTOS IMPERDÍVEIS DA EDITORA VERUS NO MÊS DE FEVEREIRO FILMES DE ANIMAÇÃO QUE TAMBÉM SÃO COMÉDIAS ROMÂNTICAS LIVROS SOBRE MITOLOGIA GREGA, ALÉM DE PERCY JACKSON LIVROS QUE LEMBRAM “TODOS MENOS VOCÊ” ONDE ASSISTIR OS INDICADOS AO OSCAR 2024? LANÇAMENTOS DA EDITORA ALT EM 2024 Livros que serão adaptados em 2024 Contos natalinos para você ler no Kindle Unlimited Willy Wonka: Conheça as versões do personagem Expansão “Aluga-se” do The sims 4: O que esperar? A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: vale a pena ver? Se o personagem do seu filme favorito fosse uma animação da Pixar Livros de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher Músicas que falam sobre términos Livros com jogadores de futebol americano para você ler Livros do Grupo Editorial Record para o Dia das Crianças Conheça Cyberpunk 2077: Nenhum acaso AMOR E LIVROS! ENTREVISTA EXCLUSIVA COM JENNA EVANS WELCH, AUTORA DE AMOR E GELATO