Comparada a Virgínia Woolf e James Joyce, Clarisse Lispector é conhecida por enigmática e misteriosa. A autora de “A Hora da Estrela”, “A Paixão Segundo G. H.”, “Laços de Família” e tantos outros livros se tornou não apenas um nome gigantesco da arte no país. Mas, uma improvável estrela pop. Isso tudo vem acompanhado por diversos romances, contos e ensaios ao longo de sua carreira. Através de enredos repletos de cenas cotidianas e tramas psicológicas que atravessaram gerações. Em homenagem aos 100 anos da escritora, confira alguns livros que falam a respeito de sua carreia e sua vida por trás dos trabalhos. Sobretudo, é válido mencionar que todas as suas obras merecem ser enaltecidas sempre.
1.Clarice, de Benjamin Moser
Este livro, lançado originalmente em 2009, deu aos brasileiros uma nova imagem de Clarice e consagrou sua obra no exterior. Se, atualmente, ela é uma figura mítica das letras brasileiras, sua vida foi recheada de percalços que a tornam mais complexa do que mostra a imagem oficial. Ao empreender uma síntese inédita entre vida e obra de uma autora clássica, Benjamin Moser deu uma contribuição de extrema importância para a cultura brasileira.
2.Clarice Lispector: Uma Poética do Olhar, de Regina Pontieri
Desde os primeiros livros de Clarice Lispector, o olhar aparece como o principal instrumento de conhecimento e autoconhecimento. Por isso, o objetivo principal deste ensaio é desenhar a trajetória de gênese desse olhar, elegendo como momento privilegiado o romance A Cidade Sitiada, de 1949. Dessa forma, Regina Pontieri procura compreender um dos aspectos centrais da obra de Clarice: o modo como sujeito e mundo se constituem.
Link para compra: Clarice Lispector-Uma Poética do Olhar, de Regina Pontieri
3.Clarice Lispector: Uma literatura pensante
Evando Nascimento apresenta uma abordagem inovadora no estudo da obra de uma das escritoras mais célebres de nossa literatura. Dessa maneira, o pesquisador convoca para o diálogo outros textos e citações que auxiliam na reflexão sobre os escritos de autora. Além disso, os ensaios oferecem instigantes ponderações sobre os romances, novelas, contos e crônicas. Incluindo os textos menos emblemáticos, como a correspondência da escritora, as entrevistas e as colunas femininas que ela assinou em periódicos especializados.
Link para compra: Clarice Lispector-Uma literatura pensante
4.Clarice – Uma Vida que se Conta
Nádia Gotlib desenvolve neste livro uma leitura fundamentada em dados de caráter biográfico e em considerações críticas sobre a obra literária e jornalística da escritora. Do mesmo modo, as duas linhas narrativas alternam-se, por vezes cruzam-se, estabelecendo um certo diálogo. De tal forma que estimula as relações entre literatura e biografia, entre história e ficção. Tudo isso com a finalidade de pontuar sua “revolução” na literatura.
Link para compra: Clarice – Uma Vida que se Conta