Bienal do Livro 2025 da Intrínseca: Percy Jackson, pizzaria FNAF e muito mais

Com a aproximação do evento, vamos falar da Bienal do Livro 2025 da Intrínseca, que vai trazer Percy Jackson, pizzaria FNAF e muito mais. Afinal, nessa edição comemorativa merece um momento inesquecível, que vai do estande até a “Leitura nas Alturas”. Por isso, vamos falar da ienal do Livro 2025 da Intrínseca:
Veja também- Leitura nas Alturas: Roda-gigante com cabines temáticas na Bienal do Livro 2025
O maior estande da Intrínseca:
Com 360 m², o novo estande é o maior já montado pela Intrínseca. O espaço conta com reproduções em grande escala de livros clássicos da editora, compondo um cenário lúdico em que os leitores poderão “entrar” nas histórias que amam e tirar fotos incríveis. Como parte da proposta de valorizar ao máximo a experiência do leitor, a editora leva, pela primeira vez na história do evento, uma ação imersiva à praça de alimentação da Bienal.
Em parceria com a Forneria Original, a Intrínseca recria a mundialmente famosa pizzaria Freddy Fazbear’s, da série de videogames e livros Five Nights at Freddy’s. A área conta com espaço instagramável com os famosos animatrônicos, objetos interativos e, claro, venda de deliciosas pizzas. Além disso, a Intrínseca vai literalmente levar os fãs de Percy Jackson às alturas, em uma cabine da roda-gigante inspirada no universo fantástico de Rick Riordan, criador de sagas amadas por jovens do mundo inteiro. Lá, o público vai tirar fotos ao lado dos personagens Percy, Annabeth e Grover, e ouvir uma mensagem especial.
Veja também- Bienal do Livro 2025 divulga novidades e sua programação completa
Autores internacionais:
A Intrínseca abre sua participação na Bienal do Livro Rio 2025 no sábado, 14 de junho, em grande estilo, com a mesa “Entra na roda com Lynn Painter”. No Palco Apoteose Shell, às 17h, a escritora fala sobre seus livros em um bate-papo descontraído e revela o que faz um romance conquistar tantos corações. Olívia Pilar se juntará às influenciadoras Ana Julia Barros (@anajulivros) e Julia Garcia (@livrosdaludi) para conduzir a conversa, que promete animar os fãs dos livros de Lynn Painter e marcar o primeiro final de semana do evento.
Fechando o sábado, G. T. Karber promove uma experiência interativa no Palco Apoteose Shell, às 19h. O autor traz pela primeira vez ao Brasil “Murdle Live”, versão realizada ao vivo, com a participação da plateia, do seu famoso livro-jogo Murdle. A solução de um mistério na Bienal do Livro Rio vai contar com adaptações especiais para o público brasileiro.
E os autores nacionais:
No domingo, 15 de junho, Olívia Pilar volta ao Riocentro para a mesa “Escrevivências e vozes negras: O que nos contam as mulheres que escrevem o Brasil”, às 14h, no estande da Amazon. Com seu novo romance Cartografia para caminhos incertos, o autor baiano Ian Fraser promete encantar leitores com sua visão sobre a literatura e o Brasil. Na terça-feira, 17 de junho, às 17h30, ele e outros convidados vão à Praça Além da Página para participar do “Espaço Sarau: autores leitores”, onde compartilham poemas que os inspiram na escrita e no dia a dia. Na quarta-feira, 18 de junho, Ian sobe ao palco Café Literário Pólen, às 18h, para contar como é “Escrever o Brasil” e conversar sobre narrativas que incorporam elementos da nossa cultura.
A programação da Intrínseca no palco Café Literário Pólen continua na quinta-feira, 19 de junho, com a presença de Pedro Pacífico, o @bookster. O autor de Trinta segundos sem pensar no medo, que também é um dos curadores do evento, media a conversa entre os escritores Aline Bei, Afonso Cruz e Pedro Mairal na mesa “Escritas singulares, temas universais”, às 12h.
Na sexta-feira, 20 de junho, é a vez de Clara Savelli agitar a Praça Além da Página com o inédito “Karaokê Literário”. Às 17h30, o público, acompanhado por uma banda ao vivo, vai soltar a voz para cantar músicas inspiradas em livros marcantes. Em clima de reality show, um júri formado pela autora de As férias da minha vida e outros convidados decide se “vira a cadeira” para os participantes.
E no último final de semana:
Míriam Leitão abre a participação da Intrínseca no segundo fim de semana da Bienal em debate com outros grandes pensadores da atualidade. No sábado, 21 de junho, às 14h, a escritora e jornalista media a mesa “A bagagem do conhecimento”, que conta com as presenças de Ailton Krenak e Drauzio Varella no palco Café Literário Pólen. Logo depois, às 16h, Míriam Leitão encontra Edgard Telles Ribeiro e Merval Pereira no Auditório Ziraldo para a palestra “Um Rio de afetos”, organizada pela Academia Brasileira de Letras.
No mesmo dia, também às 16h, Pedro Pacífico sobe ao palco Café Literário Pólen para mediar uma conversa sobre “A palavra que nos une” entre os autores Itamar Vieira Franco, Jefferson Tenório e Mariana Salomão Carrara. Fechando com chave de ouro a passagem da Intrínseca pela Bienal no domingo, 22 de junho, Míriam Leitão se junta a Ailton Krenak, Selma Dealdina Mbaye e Carlos Nobre na mesa “Chova ou faça sol”, no Palco Café Literário, às 16h. A conversa, mediada pela jornalista Flávia Oliveira, vai abordar como as consequências da crise climática afetam desigualmente a população brasileira.
Confira a programação completa da Intrínseca:
14 de junho
Pedro Pacífico (mediador)
12h | Palco Café Literário
Mesa: “Escrever sobre si, escrever sobre todos”, com Tati Bernardi e Panayotis Pascot
Lynn Painter
17h | Palco Apoteose
Mesa: “Entra na roda com Lynn Painter”
Mediação: Olívia Pilar, Ana Júlia Barros e Julia Garcia
Sessão de autógrafos após a mesa
15 de junho
Olívia Pilar
14h | Estande Amazon
Mesa: “Escrevivências e vozes negras: O que nos contam as mulheres que escrevem o Brasil”, com Elisa Lucinda, Rita Batista e Karou Escreve
Mediação: Yasmin Santos
17 de junho
Ian Fraser
17h30 | Praça Além da Página
“Sarau: autores leitores”, com Lola Salgado, Marcela Ceribelli, Tom Grito, Yasmin Santos e Carolina Rocha
Apresentação: Maria Gal
Mediação: Iana Villela
18 de junho
Ian Fraser
18h | Palco Café Literário
Mesa: “Escrever o Brasil: Cartografias literárias”, com Alê Motta, Mateus Baldi e Vinicius Neves Mariano
Sessão de autógrafos após a mesa
19 de junho
Pedro Pacífico (mediador)
12h | Palco Café Literário
Mesa: “Escritas singulares, temas universais”, com Aline Bei, Pedro Mairal e Afonso Cruz
20 de junho
Clara Savelli
17h30 | Praça Além da Página
“Karaokê literário”, com Graciela Mayrink e Pedro Rhuas
Mediação: Iris Figueiredo
21 de junho
Míriam Leitão (mediadora)
14h | Palco Café Literário
Mesa: “A bagagem do conhecimento”, com Ailton Krenak e Drauzio Varela
Míriam Leitão
16h | Auditório Ziraldo
Mesa: “Sessão ABL: Um Rio de afetos”, com Edgard Telles Ribeiro e Merval Pereira
Pedro Pacífico (mediador)
16h | Palco Café Literário
Mesa: “A palavra que nos une”, com Itamar Vieira Franco, Jefferson Tenório e Mariana Salomão Carrara
Sessão de autógrafos após a mesa
G. T. Karber
19h | Palco Apoteose
Mesa: “Mistério ao vivo: uma experiência com o autor da série Murdle”
Sessão de autógrafos após a mesa
22 de junho
Míriam Leitão
16h | Palco Café Literário
Mesa: “Chova ou faça sol”, com Ailton Krenak, Selma Dealdina Mbaye e Carlos Nobre
Mediação: Flávia Oliveira
Sessão de autógrafos após a mesa




