...
Veja tudo sobre o lançamento do filme Avenida beira-mar

Trazendo uma perspectiva única e sensível, Avenida beira-mar nos relembra a importância da amizade em momentos de mudança. Sendo um dos participantes do Festival do Rio, a obra vem com uma narrativa introspectiva e cheio de aprendizado. Por isso, vou comentar mais sobre Avenida beira-mar:

Veja também- Filmes internacionais que estarão no Festival do Rio 2024

A reconstrução do cinema nacional:

O cinema brasileiro é feito de começos/recomeços e construções/reconstruções. Parece que, a cada crise no país, é preciso que a arte renasça das cinzas. Nos últimos anos, a pandemia, os desmontes no Ministério da Cultura e na Ancine dificultaram o que já era difícil fazer no país: cultura. Mas, não estamos falando de um período das trevas “à la Idade Média”, tem muita gente dando a cara a tapa para contar histórias realmente brasileiras: aquelas que transbordam amor apesar dos percalços. E Avenida beira-mar é um dos exemplos sobre isso.

Para quem não sabe, a obra narra a história de uma menina de 13 anos, Rebeca (Milena Pinheiro) que se muda para Piratininga, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, e desenvolve uma amizade com Mika (Milena Gerassi) uma garota que desafia normas de gênero. Incluise, Andréa Beltrão também está no elenco e esse é oo longa de estreia de Maju de Paiva e Bernardo Florim.

A importância da amizade e identidade:

De fato, uma das temáticas mais especiais que o filme aborda é amizade das meninas, que é o motor principal da história. Afinal, a relação gera incompreensão dos adultos e causa eventos que perturbam a calmaria do logradouro em frente à orla. Tudo com muita sensibilidade e atenção aos detalhes, desde um gesto simples até falas impactantes. Sendo que esse é o tipo de longa que não precisa de muito para passar a sua mensagem.

Além disso, a pauta de identidade de gênero é outro motor da narrativa. Rebeca nasceu no corpo de uma menina, enquanto Mika luta para ser reconhecida como uma. Mas, a trajetória da personagem mostra o quanto precisamos explorar  a diversidade e os desafios enfrentados por jovens em contextos sociais complexos.

Veja tudo sobre Avenida beira-mar

Temas complexos em uma direção mais simples:

Tudo isso que foi comentado, anteriormente, vem do trabalhos dos diretores iniciante, Maju de Paiva e Bernardo Florim. A dupla de diretores usaram belas paisagens para que os temas sejam o destaque do projeto. Mas, acima de tudo, o ambiente de “bairro carioca” nos leva para uma identificação própria, como se fosse um lugar que todo mundo conhece.

Incluindo que cada cena veio com a proposta de representar a realidade que passa por nós, mas os sinais do que está acontecendo aparecem e enfatizam o que precisa ser comentado. Ou seja, a vida bate na nossa porta, em algum momento.

Vale a pena assistir Avenida beira-mar?

Entre nascimentos e renascimentos, construções – figurativas e literais com betoneira e tudo – o cinema se mantém forte, e Avenida Beira-Mar é um forte participante dessa jornada. Isso graças à nova geração de artistas comprometidos com a sétima arte e com a cultura, no geral. Acima de tudo, a arte se sustenta em seus alicerces por causa de olhares frescos e sensíveis sobre as histórias que nos movem.

DIA NACIONAL DO LIVRO NA INTRÍNSECA 10 Animes disponíveis na MAX Filmes e séries com Bill Skarsgård Livros para o Dia do Orgulho LGBTQUIAPN+ Filmes de romance icônicos na MAX Filmes de romance com Glen Powell Lista com todos os filmes com Barry Keoghan Fantasias que são volume único Doze indicações da Intrínseca para o Dia do Orgulho Geek Séries para quem amou Maxton Hall Bridgerton (3ª): O esperar da parte dois? Séries para você assistir no Dia das Mães As Melhores Trilhas Sonoras de Todos os Tempos Filmes de terror para assistir em maio 2024 FANFICS QUE VIRARAM FILMES PRODUÇÕES SOBRE FÓRMULA 1 A verdade sobre Bebê Rena Rota literária: conheça o aplicativo para leitores