Dia 02 de dezembro de 2023, dia que Britney Spears celebra 42 anos de vida, escolhemos trazer um pouco da sua trajetória de vida, carreira e relembrar como a cantora lidou com os abusos e repressões da mídia e de seus pais.
Estamos acostumados a histórias tristes de artistas, tragédias durante a carreira, burburinhos de traições e polêmicas, porém, nada nos prepara de verdade para tudo que Britney Spears narrou em seu livro “A Mulher em Mim”.
É impressionante imaginar que a cantora está fazendo apenas 42 anos de idade hoje, pois, lendo a sua versão dos fatos de sua vida, vemos o tanto que a cantora sofreu desde muito nova. Desde machismo – a coisas muitos piores – da mídia até problemas assustadores envolvendo a guarda de seus filhos Sean Preston e Jayden.
A cantora dedica, inclusive, essa obra aos seus filhos, descrevendo no livro como se manteve firme durante seus anos mais difíceis, ao ser internada, afastada da sociedade e dos seus direitos como pessoa.
O que encontramos em “A Mulher em Mim”?
É importante ressaltar que, por mais que o livro tenha apenas 280 páginas, engana-se quem pensa que é uma leitura rápida de ser concluída, por mais que seja um livro quase impossível de largar depois que você o começa.
Iniciamos então acompanhando Britney em sua infância, passando pela Disney onde participou de Clube do Mickey e conheceu o ex namorado Justin Timberlake, até o lançamento do primeiro álbum …Baby One More Time em 1999, quando ainda era menor de 18 anos.
Ao conhecer a história da infância de Britney pela sua própria visão, ao invés da visão triste que a mídia sempre nos contou, podemos ver uma mulher que cresceu nos holofotes e sofreu com a mídia detonando qualquer passo que a cantora dava. Literalmente tudo que Britney fazia, pelos olhos da mídia, era visto como erro.
Fora dos holofotes, porém, Britney tinha outro grande inimigo: seu próprio pai, Jamie Spears. Não é nenhum segredo a briga pela curatela que Britney enfrentou durante anos, mas os detalhes sórdidos do que seu pai fez foram finalmente contados neste livro. Mas Jamie é destaque apenas de cerca de metade do livro.
Seu relacionamento com o astro da boyband ‘N Sync, Justin Timberlake, possui grande destaque durante a leitura, onde Britney narra até que foi obrigada a realizar um aborto do filho do cantor pois o mesmo não se encontrava preparado para ser pai. Algumas teorias, após essa informação ter sido divulgada, apontam para o clipe de Everytime como um desabafo sobre esse momento sombrio na vida de Britney, mas ao que tudo indica foi desmentido logo em seguida.
Crazy, I just can’t sleep
Mas engana-se quem pensa que acaba por aí. Justin Timberlake e Jamie Spears não foram os únicos homens que, de alguma forma, deixaram a vida de Britney de ponta cabeça. Seu ex marido, Kevin Federline, com quem a cantora teve seus dois filhos, também tem um papel muito importante nessa narrativa.
De tudo que nos é mostrado em seu livro – e pelo que todos nós pudemos acompanhar na mídia por todos esses anos-, é inegável o quanto Britney sofreu durante grande parte de sua vida. Sua luta pela guarda de seus filhos, ou até mesmo a luta de poder VER seus filhos desgastou muito de sua energia e sanidade. Foi algo cruel e que esperamos não ver se repetindo com nenhuma outra mulher.
Um ponto interessante da narrativa do livro “A Mulher em Mim”, que é curioso destacar, é que praticamente todos os eventos citados por ela podem ser facilmente encontrados na internet. Você pode, durante a leitura, realizar pesquisas e ler sobre os acontecimentos, assistir vídeos e buscar notícias da época que reforçam a narrativa de seu sofrimento.
No mais, é uma leitura indicada tanto para quem é fã quanto para quem não é fã da cantora. Britney é um exemplo de superação e de força de vontade que precisa ser conhecido por todos.