Ser pai é uma dádiva que merece ser valorizada. Nada melhor que o cinema na realização de narrativas que debatem esta temática, comemorando o dia dos pais nesse domingo, selecionamos cinco filmes sobre pais que fazem de tudo pela vida de seu filho, desde a criação até resgata-lo de um sequestro.
1. A procura da felicidade (2007)
Chris, agora um pai solteiro, continua a perseguir desesperadamente um emprego com melhor remuneração, usando toda sua habilidade de vendedor. Ele ingressa como estagiário numa grande importante corretora de ações, e apesar de não haver salário, ele aceita, na esperança de no final do programa conseguir um emprego e um futuro promissor. Sem apoio financeiro, Chris e seu filho são despejados de seu apartamento e logo são forçados a dormir em abrigos, estações de ônibus, banheiros e onde quer que possam achar refúgio durante a noite. Apesar dos problemas, Chris continua a honrar seu compromisso como um pai amoroso e afetuoso, usando a afeição e a confiança que seu filho depositou nele para superar os obstáculos que encontra.
2. Procurando Nemo (2003)
Até no fundo do mar, um pai pode ser destemido para salvar seu filho. O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.

3. 2 filhos de Francisco (2005)
Essa não é apenas a história de Zezé de Camargo e Luciano, e sim, sobre a motivação de um pai na busca para cuidar e criar sua família.Francisco é um lavrador de Pirenópolis, no interior de Goias, que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando o menino completa onze anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, fazem sucesso nas festas da vila onde moram mas devido à perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia.
4. A vida é bela (1998)
Um dos filmes mais marcantes a respeito da Segunda Guerra Mundial.O amor paterno faz com que o judeu Guido (Roberto Benigni) disfarce o horror da Guerra para o filho, Giosué. Na Itália dos anos 40, Guido é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
5. Uma lição de amor (2002)
Sam Dawson, um homem com deficiência mental, cria sua filha Lucy com a ajuda de seus amigos. Levava uma vida tranquila, até que sua filha, ao completar 7 anos, começa a ultrapassar o seu nível intelectual. Esta situação faz com que a assistência social retire a guarda da garotinha de seu pai, levando-a para um orfanato. Para ter sua filha de volta, Sam inicia uma luta incansável contra a Justiça. O filme nos faz refletir sobre conceitos de cuidado e afeto.
