Com toda a certeza, esse mês tem bastante e novidade e , por isso, veja os lançamentos do Grupo Autêntica em abril/2022. Especialmente, com a editora que tem foco em livros nas áreas de ciências humanas, literatura brasileira e estrangeira e clássicos infanto-juvenis. Dessa maneira, é possível abrir espaço para todos os públicos. Além disso, podemos ficar animados e preparar nossa lista de desejo. Portanto, veja os lançamentos do Grupo Autêntica em abril/2022:
Veja também: Livros que artistas nacionais amam e indicam a todos
1. Autêntica Contemporânea:
Madíbula, de Mónica Ojeda
Em primeiro lugar, como um dos lançamentos do Grupo Autêntica, temos um enredo misterioso. Fernanda, uma insolente estudante do Ensino Médio apaixonada por literatura e filmes de terror, acorda com os pés e as mãos amarrados em uma cabana no meio da floresta. Entretanto, sua sequestradora não é uma estranha. Trata-se de Miss Clara, a professora de Literatura, uma mulher assombrada pela memória da própria mãe e assediada durante meses por suas alunas do Colégio Bilíngue Delta, uma escola católica de elite. Rapidamente, os motivos do sequestro se revelarão muito mais complexos e sombrios do que a vingança pelos traumas sofridos pela professora.
Planíces, de Federico Falco
Após o fim da relação com o namorado, o protagonista e narrador sai à procura de isolamento num lugar onde o tempo é quase palpável. E é possível cultivar a memória, viver o luto e se reestruturar para uma nova vida. O espaço é a província, o interior da Argentina e suas paisagens, em contraponto à vida na metrópole. As reflexões desse personagem, também escritor, aproximam a elaboração das perdas, o luto e os processos da escrita dos cuidados com uma horta, sem deixar de recorrer à infância, à memória e ao amadurecimento.
Esperando Bojangles, de Olivier Bourdeaut
Embora seja um dos lançamentos do Grupo Autêntica, é o olhar curioso e maravilhado do filho do casal apaixonado que dá o tom da narrativa. Ao som de Nina Simone, num cenário de paisagens francesas e espanholas. Quem conduz a dança é a mãe, imprevisível e extravagante. É também essa personagem delicada e elegante que arrasta o narrador e toda a família para um turbilhão de poesia e sonho, insanidade e delírio. O amor familiar cria uma atmosfera de magia e alegria que se reverterá mais adiante. Quando as festas cessarem, o champanhe terminar, quando situações perturbadoras e arriscadas acontecerem e provocarem em nós outros sentimentos e sensações.
2. Vestígio:
Só mais um esforço- Como chegamos até aqui ou como o país dos “pactos”, das “conciliações”, das “frentes amplas” produziu seu próprio colapso, de Vladimir Safatle
Agora, fazendo uma análise da esquerda brasileira, do colapso do lulismo e do que 2013 significou para o Brasil. Quando parte da força dos protestos foi potencializada pela extrema-direita e seu fascismo ordinário, Vladimir Safatle escreve para quem acredita que há de se estar preparado para que acontecimentos ocorram ou para desejar que eles ocorram. Decerto, ele escreve para quem está disposto a fazer só mais um esforço para a futura refundação da esquerda brasileira.
12 atitudes para viver feliz e em equilíbrio com seu peso, de Dra. Meira Souza
Este livro traz uma abordagem integral do corpo humano, desenvolvida pela Dra. Meira Souza. Logo após décadas de estudos, pesquisas e práticas na medicina. Aqui, ela apresenta sua metodologia para restabelecer o equilíbrio do organismo e proporcionar uma construção sustentável da saúde. Sendo que são doze capítulos que falam sobre nutrição, saúde mental, perda de gordura, qualidade do sono, mastigação, respiração, prática de atividade física, dietas prontas e muito mais. Durante a leitura, você vai se inspirar para adotar um novo estilo de vida, baseado em escolhas e hábitos melhores e mais bem informados.
3. Autêntica:
SUS: uma reforma revolucionária- Para defender a vida, de Paulo Capel Narvai
Este livro é para quem quer saber mais sobre o SUS, sua origem, sua história e seus desafios, e compreender por que necessitamos de um sistema universal de saúde no Brasil. Ele é dirigido a todos que se interessam pelo assunto, de leigos a profissionais de saúde, de gestores de políticas públicas a especialistas já familiarizados com os temas relacionados com saúde pública e os problemas derivados da ousadia de criar e manter, num país como o nosso, um sistema público de saúde.
Democracia na periferia capitalista- Impasses do Brasil, de Luis Felipe Miguel
Mesclando discussão teórica com a análise da política brasileira das últimas décadas, Luis Felipe Miguel promove neste livro uma releitura da “crise da democracia”, tão em voga nos últimos anos. A partir do olhar do mundo em desenvolvimento, em particular do Brasil. O autor discute as fragilidades do arranjo político e constitucional da Nova República, que contribuíram para a falência de suas instituições. Ainda mais, analisa a trajetória do Partido dos Trabalhadores, as opções políticas do “lulismo” e sua derrota, que significou a derrota do projeto da Nova República.
Dicionário de História da África — Vol. 2 (Séculos XVI-XIX), de Nei Lopes e José Rivair Macedo
Este segundo volume complementa aquele lançado em 2017, que aborda os séculos VII a XVI. Aliás, essa obra busca mostrar o que representou, sob a ótica dos vencidos, a presença europeia na África desde o século XVI. Incluindo em que consistiu o processo que, após três séculos, culminou na partilha do continente e na instauração do colonialismo, tendo como fator principal o tráfico negreiro. O comércio humano foi a pedra fundamental do crescimento econômico do qual adveio o pretenso “supremacismo” europeu, que continua regendo as relações humanas na maior parte do mundo, acarretando a africanos e descendentes as piores consequências. Além disso, esse livro, pelo grande número de verbetes biográficos, toponímicos, etnográficos e conceituais, apoiados em extensa bibliografia, pode ser uma importante ferramenta na apreensão de novos conteúdos para estudantes, pesquisadores e demais interessados no tema.
A política no banco dos réus: a Operação Lava Jato e a erosão da democracia no Brasil, de Fábio Kerche e Marjorie Marona
A Operação Lava Jato constituiu o fenômeno político mais importante da última década no Brasil, tendo alcançado mais de 90% de apoio da opinião pública e gerado heróis e inimigos nacionais. Hoje sabemos das fortes tonalidades políticas da operação e das profundas violações de direitos por ela geradas. No entanto, faltava na academia uma análise sobre por que a Lava Jato foi possível e sobre suas consequências. Esse livro oferece ao leitor um panorama cuidadosamente construído com o instrumental da Ciência Política sobre a operação. O resultado é uma análise institucional, política e midiática da operação desde o seu auge até seu momento de derrota política. Baseada nos fatos e no estado da arte da teoria, que permitirá ao leitor fazer o próprio balanço da Lava Jato, dos seus exageros e dos problemas envolvidos na politização da luta anticorrupção.
4.Gutenberg:
Era uma vez um coração partido, de Stephanie Garber
Criada na loja de antiguidades de seu querido pai, cercada por lendas de seres poderosos e imortais, Evangeline Fox cresceu acreditando em histórias de amores verdadeiros e de finais felizes. Mas, essas crenças se veem abaladas quando a jovem descobre que o amor de sua vida está prestes a se casar com outra pessoa.
Tanto que seu desespero é tamanho que ela aceita fazer um acordo com o charmoso e perverso Príncipe de Copas, famoso por seu poderio mítico. No entanto, dizem que seu beijo é tão encantador que vale a pena morrer por ele. Justamente isso que o príncipe pede em troca. Ou seja, três beijos de Evangeline a serem dados no momento e no local escolhidos previamente. Em pouco tempo, ela descobre que negociar com um imortal é um jogo muito perigoso.
O fantasma de Cora, de Fernanda Castro
Em Portomar, tudo que uma moça bem-educada e de saúde frágil pode querer é um casamento adequado. Esse é o sonho de Coralina: romântica, Mister Ícaro é a síntese das suas jovens ambições. Quando a garota morre, logo após a noite de núpcias, sua prima Francine – recém-chegada à capital, e ainda não totalmente aclimatada às regras daquela sociedade – decide descobrir os motivos por trás da morte de Cora, não importam as consequências.
5.Nemo
Um oceano de amor, de Wilfrid Lupano e Grégroy Panaccione
Todas as manhãs, Monsieur vai pescar ao largo da costa da Bretanha, na França. Contudo, certo dia, é ele quem é pego por um navio-fábrica assustador. Enquanto que Madame segue o esperando. Todavia, surda aos protestos de suas conterrâneas Bigoudenes e convencida de que seu marido está vivo, ela se dispõe a encontrá-lo. Assim sendo o início de uma perigosa travessia, por um oceano em todos os seus estados. Uma história silenciosa com muitas gaivotas.
6.Autêntica Business
Por que os homens se dão melhor que as mulheres no mercado de trabalho, de Gill Whitty-Collins
Então, neste lançamentos do Grupo Autêntica, Gill Whitty-Collins nos presenteia com uma espécie de “choque de consciência”. Ademais, nos conduz a uma autoanálise sobre até que ponto nós mesmos contribuímos para que as mulheres não vençam no mercado de trabalho. Só que a autora vai além e nos mostra ainda quais medidas práticas podemos tomar para romper a cultura predominantemente masculina, no plano individual e nas organizações.